Quem Somos

A Rede Portuguesa para a Indústria e Inovação (PT-MATHS-IN) é, desde Dezembro de 2015, o núcleo português da European Service Network of Mathematics for Industry and Innovation – EU-MATHS-IN.

Tendo como membros fundadores os principais centros de investigação em matemática do país (ver membros), a PT-MATHS-IN é a porta de acesso para a indústria aos principais investigadores nacionais, possuidores do conhecimento de ponta nas diferentes áreas que podem ser úteis à indústria.

A utilização de modelação matemática na resolução de problemas da indústria, aqui entendida como o conjunto de todas as atividades comercias fora do âmbito do ensino e investigação, tem sido muito valorizada nos últimos anos a nível europeu e mundial. A criação de valor através da construção de modelos matemáticos inovadores, à medida das necessidades do parceiro industrial e a sua materialização em ferramentas de utilização direta é o objetivo final desta rede no que à transferência de tecnologia diz respeito.

A PT-MATHS-IN tem também como objetivo dar visibilidade aos matemáticos enquanto parceiros estratégicos para a indústria, promovendo novas oportunidades de colaboração para os mesmos na indústria nacional e ouvindo potenciais empregadores e associações setoriais em relação às suas necessidades no que às competências matemáticas diz respeito. A realização das semanas ibéricas de modelação (Iberian Modellin Weeks) em conjunto com a Rede Espanhola de Matemática Industrial tem como objetivo dotar os estudantes de ensino superior de competências adicionais a nível da modelação matemática com aplicações diretas em problemas industriais, promovendo simultaneamente a sua integração junto da comunidade ibérica de matemática industrial.