Exposições

  • A SPM-centro disponibiliza para itinerância nas escolas interessadas, e sem custos, a exposição "Movimento Matemático 1937-1947".

Esta exposição, propriedade da Sociedade Portuguesa da Matemática, pretende realçar a importância de um conjunto de iniciativas levadas a efeito por um destacado núcleo de cientistas - sobretudo matemáticos - que, tal como outros intelectuais, foram injustamente banidos das universidades portuguesas pelo estado novo. Espera-se, assim, contribuir para um melhor conhecimento dos anos 40 do século XX e, simultaneamente, prestar uma modesta homenagem a esse grupo de cientistas e à sua inestimável participação cívica.

A versão original desta exposição, intitulada "Efervescência Matemática 1937/47", foi inaugurada em 1991 no âmbito das comemorações do Cinquentenário da SPM, no Museu de Ciência da Universidade de Lisboa. Em 1997 integrou a exposição "Movimento Matemático 1937-1947", iniciativa conjunta SPM/CML-Museu República e Resistência, tendo sido recuperada por ocasião do Ano Internacional da Matemática. 

Ficha técnica. Conceção e coordenação: I. Perez. Pesquisa e textos: A. Caetano, A. Franco de Oliveira, I. Perez. Arranjo gráfico da edição original: Atelier H. Cayatte. Coordenação da edição actual: C. Martins, M. Graça Mendes. Arranjo gráfico da edição actual: Foto Zé Manel.

  • Também estão disponíveis as seguintes exposições, propriedade do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra.