Olimpíadas Portuguesas de Matemática – 30 anos

 

A exposição “Olimpíadas Portuguesas de Matemática” faz uma retrospetiva dos 30 anos de existência das Olimpíadas Portuguesas de Matemática (OPM), que envolvem cerca de 55 mil participantes todos os anos. A exposição assinala os momentos mais marcantes da história das OPM, como o alargamento da competição a nível nacional e a diferentes níveis de ensino, mostra a evolução do número de participantes ao longo do tempo e celebra os pontos altos atingidos pelos olímpicos portugueses aquém e além fronteiras.

Outro módulo da exposição, com uma componente mais prática, apresenta um conjunto de problemas matemáticos com diferentes graus de dificuldade. Os problemas apresentados foram usados em várias edições das OPM e nas diversas competições internacionais (Olimpíadas Internacionais, Ibero-Americanas e CPLP). 

A Sociedade Portuguesa de Matemática disponibiliza esta exposição, mediante pedido, a escolas, bibliotecas ou outras entidades que promovam a divulgação científica. Para solicitar a exposição ou pedir informações deverá entrar em contacto com o Gabinete de Comunicação da SPM através do e-mail imprensa@spm.pt.

 


 

VEJA AQUI AS SOLUÇÕES DOS PROBLEMAS
 

Ficha técnica:

Conceção Ilda Perez e Sílvia Dias
Textos e pesquisa documental Ana Margarida Pereira, Ilda Perez, Joana Teles e Sílvia Dias
Imagens Arquivo SPM / Olímpiadas Portuguesas de Matemática
Design gráficoJoão Sotomayor, JSDesign
Impressão e produção de módulos Exposystem