Jaime Campos Ferreira

Jaime Campos Ferreira nasceu a 23/12/1927 em Lisboa. Foi discípulo de Sebastião e Silva, e assistente de Vicente Gonçalves. Nos 30 anos em que foi professor do Instituto Superior Técnico, formou diversas gerações de matemáticos portugueses.

Campos Ferreira licenciou-se em Matemática em 1950, pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Durante os primeiros anos de sua vida profissional, foi técnico do Instituto Nacional de Estatística.

O matemático foi também membro do Centro de Estudos Matemáticos de Lisboa, então dirigido por Sebastião e Silva. A convite deste, deixou o Instituto Nacional de Estatística, e tornou-se assistente da Junta de Energia Nuclear. Na mesma época, tornou-se professor da Faculdade de Ciências, onde foi assistente de Vicente Gonçalves.

Foi professor também da Academia Militar e da Escola Naval. Em 1967, após prestar provas públicas, tornou-se Professor Catedrático do IST, onde ajudou a fundar o Departamento de Matemática. Orgulha-se de, ainda antes da fundação do departamento, ter atraído para a matemática alguns alunos inicialmente destinados a seguir a carreira de engenheiro.

Campos Ferreira fez investigação na área da Teoria das Distribuições (área de que Sebastião e Silva foi um dos precursores) e Análise. Alguns dos trabalhos por si realizados foram premiados pelo Instituto de Alta Cultura. É também autor dos livros Introdução à Teoria das Distribuições e Introdução à Análise Matemática.

Em 1997, jubilou-se. Em sua homenagem, o IST criou em 2001 um prémio que leva seu nome, destinado a distinguir alunos de matemática no Instituto Superior Técnico.

Faleceu no dia 17 de dezembro de 2016, poucos dias antes de completar 89 anos.