Maria do Pilar Ribeiro

Maria do Pilar Ribeiro foi a sócia número 1 da Sociedade Portuguesa de Matemática. Foi uma de suas fundadoras, assim como da Gazeta de Matemática. Junto com José da Silva Paulo, foi responsável pela tradução para o português do livro de Hilbert Fundamentos da Geometria, publicado em 1951 e republicado em 2003.

Pilar Ribeiro nasceu em Lisboa, a 5 de outubro de 1911. Frequentou o liceu Maria Amália Vaz de Carvalho. Numa época em que não era vulgar as mulheres tirarem um curso, licenciou-se em Matemática pela Faculdade de Ciências de Lisboa, no ano de 1933. Na mesma época, casou-se com o matemático Hugo Ribeiro, que conhecera durante o curso.

Após um estágio no liceu Pedro Nunes, lecionou a disciplina de Matemática no Liceu Camões. No mesmo período, frequentava o Seminário de Análise Geral, organizado por António Aniceto Monteiro.

Na primeira direção da SPM, que atuou no biénio 1941/1942, exercia o cargo de 1.º Secretário. Voltou a exercer esse mesmo cargo na gestão de 1946/1947, quando Hugo Baptista Ribeiro era Secretário-Geral. Durante a primeira fase da Sociedade, esteve sempre ativa, e mesmo no exterior produziu textos para a Gazeta de Matemática sobre o "Ensino da Matemática na Suíça".

Entre 1942 e 1946, acompanhou o marido a Zurique, onde este fez o doutoramento. Pilar Ribeiro frequentou então vários cursos de especialização em Matemática na Escola Politécnica Federal de Zurique. Quando Hugo Ribeiro deixou de receber a bolsa a que tinha direito, por determinação do Instituto de Alta Cultura, passou a sustentar a casa para que ele pudesse concluir o doutoramento.

Em 1947, após os expurgos dos matemáticos em Portugal, o casal partiu para os Estados Unidos da América. Pilar Ribeiro foi então instrutora de Matemática na Pennsylvania State University.

Após o 25 de abril, o casal regressou a Portugal. De 1976 a 1980, Pilar Ribeiro foi professora na Universidade do Porto e na Escola Biomédica Abel Salazar.