Medir o Tempo, Medir o Mundo, Medir o Mar



Como usar as sombras para medir o tempo?

Como é que no século II a.C. se conheciam os tamanhos da Terra, do Sol e da Lua e as distâncias entre astros?

Como se fazia a orientação no Mar quando os ventos não permitiam navegar junto à costa?
 

A exposição "Medir o Tempo, Medir o Mundo, Medir o Mar" mostra como a associação de observações astronómicas com noções elementares de Geometria permitiu dar resposta a estas questões. A exposição divide-se em três módulos,  constituídos por painéis e material complementar (apresentações para projecção, modelos de instrumentos e aplicações interactivas) podendo ser apresentados em conjunto ou separadamente.

Medir o Tempo é dedicado à medição do tempo solar com recurso aos relógios de Sol e descreve a relação entre hora solar e hora legal. O funcionamento dos relógios de sol contribui para a compreensão de conceitos básicos de astronomia, enquanto a sua construção utiliza trigonometria.

Medir o Mundo é dedicado ao cálculo de distâncias inacessíveis. Descreve como, com alguma imaginação e alguma geometria, Aristarco de Samos (séc. III a.C.) relacionou as distâncias da Terra ao Sol e da Terra à Lua e comparou os diâmetros da Terra e da Lua. Mostra como, no séc. II a.C., Erastótenes determinou o raio da Terra e anos depois Hiparco de Niceia conseguiu, por fim, relacionar os raios dos três astros.

Medir o Mar é dedicado à navegação no tempo das Descobertas. Descreve o modo de funcionamento de alguns dos instrumentos náuticos utilizados pelos navegadores portugueses, em particular, o astrolábio e a balestilha. Destaca o papel de Pedro Nunes (séc. XVI) na resolução de problemas que a navegação em alto mar colocava.

Esta exposição é uma parceria da Sociedade Portuguesa de Matemática e do Museu de Ciência da Universidade de Lisboa e  contou com o apoio do CMAF, do Ciência Viva e da Omega.

A Sociedade Portuguesa de Matemática pode disponibilizar a exposição, mediante pedido, a escolas, bibliotecas ou outras entidades que promovam a divulgação científica. Para solicitar a exposição ou pedir informações deverá entrar em contacto com o gabinete de comunicação da SPM através do e-mail imprensa@spm.pt.

 

Conheça a exposição:


Ficha Técnica:

Coordenação científica Nuno Crato / Suzana Nápoles
Textos Suzana Nápoles / Cândida Palma / Margarida Pinto
Design JSDesign