Faleceu o Professor Amílcar Sernadas

É com grande pesar que a SPM comunica o falecimento do Professor Amílcar Sernadas ontem, dia 7 de fevereiro.

As últimas homenagens poderão ser prestadas hoje, 8 de fevereiro, a partir das 17h00 na Igreja São João de Deus.  O funeral sairá amanhã, 9 de fevereiro, às 11h00, para o cemitério do Alto de São João.

Amílcar Sernadas licenciou-se em Engenharia Eletrotécnica em 1975, no Instituto Superior Técnico (IST), e doutorou-se em Ciência da Computação em 1980, na Universidade de Londres. Após o seu doutoramento regressou à Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa como Professor Auxiliar. Em 1987 tornou-se professor associado no IST, onde foi professor catedrático desde 1990. Liderou vários projetos de investigação e orientou vários alunos de doutoramento e post-doc. Três dos doutoramentos conduziram a prémios IBM e outro a um prémio Anastácio da Cunha.

Era membro do Centro De Matemática, Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional (CMAF-CIO) desde 2015.  Trabalhava em combinações de lógicas e em lógicas para a mecânica quântica. As suas contribuições científicas mais importantes, que lhe granjearam reconhecimento mundial, centraram-se na especificação temporal de sistemas, na especificação algébrica de objetos, na combinação de lógicas e mais recentemente em lógicas probabilísticas e quânticas. Era editor associado da revista Formal Aspects of Computing e publicou em múltiplas revistas científicas como o Journal of Logic and Computation, Studia Logica, Journal of Applied Logic, Theoretical Computer Science, The Journal of Symbolic Logic, Review of Symbolic Logic, entre outras. 

 



Publicado/editado: 08/02/2017