Lisboa recebe presidentes das Sociedades Matemáticas de toda a Europa este fim de semana

Portugal será pela primeira vez o país anfitrião do Encontro de Presidentes da European Mathematical Society (EMS), um evento que terá lugar na Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), em Lisboa, nos próximos dias 1 e 2 de abril. Esta reunião de dois dias contará com a presença de cerca de 60 presidentes de organizações matemáticas europeias, membros da EMS.

Na décima edição deste evento, que reúne dirigentes matemáticos de toda a Europa, serão discutidos o impacto das políticas de acesso aberto a trabalhos científicos para a comunidade matemática, bem como as principais preocupações dos matemáticos no contexto do momento político atual.

Em destaque estará também o Ano Internacional da Biomatemática, assinalado em 2018, e que terá como ponto alto a realização, em Lisboa, da 11.ª edição da European Conference on Mathematical and Theoretical Biology (ECMTB). A capital portuguesa será palco deste importante evento sobre os mais recentes desenvolvimentos da investigação nos campos da matemática e das ciências da vida e suas interseções.

No Encontro deste fim-de-semana na FCG, a Sociedade Portuguesa de Matemática estará representada pelo seu presidente, Jorge Buescu, que comenta a propósito desta iniciativa: “A Ciência de topo apenas pode fazer-se através do envolvimento ativo na comunidade científica internacional. A organização de eventos como o Presidents’ Meeting colocam Portugal no mapa da Matemática mundial”.

Este evento é organizado pela European Mathematical Society e pela Sociedade Portuguesa de Matemática, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.

A European Mathematical Society, presidida atualmente por Pavel Exner, matemático de nacionalidade checa, foi fundada em 1990, com o objetivo de promover o desenvolvimento da investigação matemática e do ensino da disciplina na Europa, bem como as suas relações com a sociedade civil e com as instituições europeias.

 

Página Oficial:
http://ems2017.spm.pt/index.html

Local :
Fundação Calouste Gulbenkian, Sala de congressos 1,
Av. de Berna, 45A / 1067-001 Lisboa

Programa:
Sábado 1 de abril, 2017
13:00 - 19:00
Domingo 2 de abril 2017
09:00 -12:30

Para mais informações, contactar:
Gabinete de Imprensa da SPM
Ana Figueiredo / Sílvia Dias
217 939 785 / 960 131 220/ 933 478 494
imprensa@spm.pt



Publicado/editado: 30/03/2017