Faleceu o reconhecido matemático brasileiro Elon Lages Lima 

Faleceu ontem o reconhecido matemático brasileiro Elon Lages Lima, aos 87 anos, no Rio de Janeiro. Com mais de 40 livros editados, foi um dos mais importantes autores de livros de matemática no Brasil. Em Portugal, a Sociedade Portuguesa de Matemática editou “Logaritmos”(2008) e “Matemática e Ensino” (2004), este útimo em parceria com a Gradiva.


Por compreender a importância da divulgação da Matemática e da formação de professores, Elon desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento destas áreas, nomeadamente participando no desenho da estrutura dos cursos de licenciatura, bacharelato e pós-graduação da Universidade Federal do Ceará. Concebeu e dirigiu as coleções “Projeto Euclides” e “Coleção Matemática Universitária” e foi o criador, em 1990, do Programa de Formação e Aperfeiçoamento de Professores do Ensino Médio (PAPMEM).


Recebeu duas vezes o Prémio Jabuti de Ciências Exatas, da Câmara Brasileira do Livro, foi Membro titular da Academia Brasileira de Ciências desde 1963, diretor do IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), em três períodos distintos (1969-71, 1979-80 e 1989-93), presidente da Sociedade Brasileira de Matemática (1973-75) e integrou o Conselho Nacional de Educação e o Conselho Superior da Faperj (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro). Recebeu ainda dois títulos de Professor Honoris Causa, um pela Universidade Federal do Ceará e outro pela Universidade Federal de Alagoas, a Ordem do Mérito Científico na Classe Grã-Cruz e o Prémio Anísio Teixeira.


No IMPA foi discípulo de Leopoldo Nachbin e de Maurício Peixoto. Era Mestre e Doutor pela Universidade de Chicago, onde se especializou em Topologia Algébrica. Quando regressou ao Brasil, tornou-se pesquisador do IMPA. Com uma bolsa Guggenheim, esteve em Princeton e Columbia e foi influenciado pelo norte americano Stephen Smale, vencedor da medalha Fields em 1966.


Foi mentor de vários jovens matemáticos de grande destaque no Brasil, entre eles o vencedor da Medalha Fields Artur Avila e Carlos Gustavo Moreira, mais conhecido por Gugu (ambos do IMPA).


Elon Lages Lima esteve em Portugal em 2001, veio participar no Encontro Palestras Ano 2000 que teve lugar em Coimbra. Nessa época deu uma extensa entrevista ao Professor Francisco José Craveiro de Carvalho para a Gazeta de Matemática n.º 140 e confessou ter lido os livros de Bento de Jesus Caraça, António Aniceto Monteiro, Ruy Luís Gomes e Alfredo Pereira Gomes (disponível aqui). Regressou a Portugal em 2006, onde participou na 6.ª edição do Programa Gulbenkian Novos Talentos em Matemática.

 


Publicado/editado: 08/05/2017