Parecer da SPM sobre a Prova Final de Matemática do 3.º Ciclo do Ensino Básico, 1.ª Fase

A Sociedade Portuguesa de Matemática considera que a prova final de Matemática do 3.º Ciclo do Ensino Básico que hoje se realizou está em conformidade com os conteúdos do Programa e Metas estabelecidas, não contém erros científicos, tem uma estrutura análoga à prova do ano anterior e tem uma duração adequada.

O nível da prova é bastante acessível. A grande maioria dos itens é de resolução imediata e complexidade reduzida. Várias questões beneficiariam de ter um enunciado com grau de complexidade não tão elementar. Concretamente:

  • o item 6.2, em que é dada a sugestão ao aluno para construir um esquema auxiliar de contagem, quando deveria ser o aluno a considerar essa necessidade;
  • o item 10, em que se apresenta uma equação de 2.º grau já escrita na forma canónica;
  • o item 14, em que se pede a factorização de um caso notável imediato da multiplicação;
  • o item 18, em que se pede apenas para apresentar um valor para a e b, dizendo à partida que a afirmação é falsa, quando seria mais interessante se fosse o aluno a atribuir o valor lógico à afirmação ou a mostrar que a afirmação era falsa. 

A prova não contém qualquer questão que permita destacar o trabalho dos alunos mais empenhados, distinguindo especificamente alunos de nível 5.

De um ponto de vista formal alguns itens, como por exemplo o 4, estão enunciados de forma demasiado palavrosa e fornecendo pormenores irrelevantes, o que pode funcionar como elemento de distração.

É de salientar ainda a existência de questões tradicionalmente consideradas complexas, como a 15 e 18, que muito beneficiam com a abordagem dos Novos Programas e Metas.

A SPM lamenta verificar que, nos critérios de correção publicados pelo IAVE, no item 14 seja atribuída 75% da cotação a uma resposta integralmente errada.

Em conclusão, a SPM considera que esta prova é mais simples do que a do ano anterior, ficando assim com um nível aquém do grau de exigência adequado ao final da escolaridade básica.

 

O Gabinete do Ensino Básico e Secundário da Sociedade Portuguesa de Matemática



Publicado/editado: 27/06/2017