Esclarecimento sobre critérios de correção do exame de Matemática (9.º ano)

A SPM lamenta a polémica gerada acerca do critério de classificação de uma questão da prova final de Matemática do 9ºano, mais precisamente o item 14, parcialmente motivada por interpretações erradas sobre o seu parecer disponível em http://www.spm.pt/news/2697. Reafirmamos que nada de errado existe quer na prova, quer na correção, mas que discordamos profundamente do critério em que uma resposta completamente errada possa ser avaliada com 75% do total do item.

O problema com a resposta à qual o IAVE atribui cotação parcial de 3 pontos reside no facto de não fazer sequer sentido no contexto da questão. Na realidade, o item 14 consiste na questão “Factoriza o polinómio x2-4”. A resposta considerada pelo IAVE, que corresponde a omitir os parênteses, não é sequer uma factorização, pelo que de um ponto de vista lógico nunca poderia responder ao que é pedido.

A SPM conhece muito bem os critérios gerais de classificação do IAVE e concorda com eles. A omissão de parênteses na multiplicação é sempre um erro grave. Neste caso concreto, tratando-se de um problema imediato, sem cálculos intermédios, e no qual os parênteses fazem parte essencial da resposta, a sua omissão não configura um mero erro formal mas sim substancial.

Consequentemente a SPM não pode aceitar que a resposta analisada possa ser considerada parcialmente correta e suficientemente próxima daquilo que o item 14 visa avaliar para merecer uma cotação de 75%. 

Fazê-lo não estaria de acordo com a mensagem de rigor e seriedade que queremos transmitir aos nossos jovens sobre o Ensino da Matemática em Portugal.


O Gabinete do Ensino Básico e Secundário da Sociedade Portuguesa de Matemática



Publicado/editado: 28/06/2017