Sociedade Portuguesa de Matemática vence Prémio Gulbenkian - Conhecimento

Atribuído este ano pela primeira vez, o Prémio Gulbenkian – Conhecimento subordinado ao tema "Promoção do Sucesso Escolar foi concedido à Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) pela criação e organização das Olimpíadas Portuguesas de Matemática (OPM), que este ano assinalam a sua 35.ª edição. De acordo com o júri do Prémio Gulbenkian, na base desta distinção está a promoção de uma “iniciativa educativa de referência e de grande impacto nacional, que há mais de três décadas promove o gosto por esta disciplina”. É ainda destacado o mérito da competição em colocar dezenas de milhares de alunos dos ensinos básico e secundário em contacto com a matemática “num ambiente estimulante e criativo”.

Os Prémios Gulbenkian Coesão, Sustentabilidade e Conhecimento, de âmbito nacional, serão entregues aos vencedores destas áreas numa cerimónia dirigida pelo Presidente da República, Professor Marcelo Rebelo de Sousa, no Anfiteatro ao Ar Livre da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, esta quinta-feira, dia 20 de julho, às 18 horas. Estes Prémios juntam-se ao já existente Prémio Calouste Gulbenkian (internacional), que distingue pessoas singulares ou coletivas pelo seu contributo na defesa dos direitos humanos.

As OPM tiveram a sua primeira edição em 1983 e desde o início que um dos seus principais objetivos foi o de contribuir para o desenvolvimento do gosto pela matemática entre os estudantes portugueses, promovendo deste modo o sucesso escolar dos jovens envolvidos na competição. A adesão das escolas e dos alunos ao concurso cresceu de forma evidente, tornando-se num dos acontecimentos na área da ciência que, atualmente, mais jovens envolve em Portugal.

Em 2010, a competição alargou-se aos alunos dos 3.º, 4.º, 5.ºe 6.º anos, o que contribuiu para um envolvimento cada vez mais intenso dos professores e das escolas nesta iniciativa. O contacto mais precoce dos estudantes com o concurso tem-se traduzido também numa melhor preparação para as competições internacionais, nas quais Portugal tem obtido resultados consistentemente mais positivos. Para este sucesso internacional, o Projeto Delfos, do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra, tem dado também um contributo fundamental, ao preparar os participantes para estas competições.

Dado o interesse de alguns docentes pelos problemas olímpicos, a SPM, através do seu Centro de Formação, disponibiliza uma ação de formação intitulada “Problemas Olímpicos”, em que os professores têm contacto com recursos valiosos não só para a preparação dos alunos para as competições, mas também para a criação de atividades nas escolas, com vista à promoção do sucesso escolar.

As OPM são organizadas pela SPM em parceria com o Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra, e contam com o apoio do Ministério da Educação, da Ciência Viva, da Fundação Calouste Gulbenkian, do Novo Banco e da Pathena.

Página do prémio:

https://gulbenkian.pt/iniciativas/premios/premios-gulbenkian/premios-gulbenkian-2017/

Para mais informações, contactar:
Gabinete de Imprensa da SPM

Sílvia Dias / Ana Figueiredo 

217 939 785 / 960 131 220/ 933478494

imprensa@spm.pt



Publicado/editado: 19/07/2017