Porto recebe a 7.ª Olimpíada de Matemática da CPLP na próxima semana

Unir os países lusófonos através da matemática, incentivar o desenvolvimento da disciplina em todos eles e aprofundar a cooperação nesta área são os grandes objetivos das Olimpíadas da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) que este ano decorrem na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, de 23 a 30 de julho.

Depois dos resultados brilhantes obtidos pela equipa portuguesa no ano passado, Portugal é agora o anfitrião da competição, na sua sétima edição, e convidou para participar jovens dos nove países da CPLP: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Cada equipa é constituída por quatro elementos.

A 7.ª Olimpíada da CPLP é uma organização conjunta da Sociedade Portuguesa de Matemática e da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Esta é a segunda vez que Portugal acolhe o evento, tendo sido a primeira em 2011, em Coimbra, o primeiro ano em que se realizou a competição.

As provas terão lugar nos dias 26 e 27 de julho, contudo os estudantes terão a oportunidade de frequentar três cursos breves de Matemática nos dias 24 e 25. Ainda no dia 25 decorrerá a cerimónia de abertura, pelas 15 horas.Os resultados serão conhecidos na cerimónia de encerramento que terá lugar no dia 29 de julho.

O ciclo das competições internacionais em 2017 fica completo com as Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática (OIAM), que terão lugar na Argentina, de 15 a 23 de setembro.

A participação de Portugal nestas competições é organizada pela Sociedade Portuguesa de Matemática, e a seleção e preparação dos alunos está a cargo do Projeto Delfos, do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra. O Ministério da Educação, a Ciência Viva, o Novo Banco, a Fundação Calouste Gulbenkian, a Pathena, a Fundação Oriente e a Fundação Vodafone apoiam a realização das Olimpíadas. As Olimpíadas da CPLP em particular ainda tiveram o alto patrocínio da Presidência da República e o apoio da Câmara Municipal do Porto.

Local:

Faculdade de Ciências da Universidade do Porto

 

Datas importantes:

23 de julho - Chegada das delegações

25 de julho - Cerimónia de abertura

26 e 27 de julho - Realização das provas

29 de julho - Cerimónia de encerramento

 

Para mais informações, contactar:
Gabinete de Imprensa da SPM: Ana Figueiredo, 933478494 | Sílvia Dias, 960 131 220, imprensa@spm.pt
Coordenador Geral das Olimpíadas: Prof. Luís Merca Fernandes, 914 591 305, luism@ipt.pt
Responsável da Direção da SPM: Prof. Joana Teles, 969 036 147, jteles@mat.uc.pt


Endereços úteis:
Página oficial Olimpíada CPLP 2017: https://www.fc.up.pt/olimpcplp2017/

Regulamento: http://files-arch.spm.pt/OML2011_1.pdf

OPM: http://www.olimpiadas.spm.pt/



Publicado/editado: 20/07/2017