7.ª Olimpíada de Matemática da CPLP chega amanhã ao fim, no Porto

É já amanhã, dia 29, que chegará o momento mais esperado pelas três dezenas de jovens oriundos de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste, que competiram durante uma semana na 7ª Olimpíada de Matemática da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (OMCPLP). Trata-se da cerimónia de entrega de prémios, em que serão anunciados em primeira mão os nomes dos medalhados com ouro, prata e bronze.

Esta cerimónia, que decorrerá no Auditório Ferreira da Silva, na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, às 15 horas, contará com as intervenções do presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática, Jorge Buescu, do Reitor da Universidade do Porto, Sebastião Feyo de Azevedo, do Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, da Secretária Executiva da CPLP, Maria do Carmo Silveira, entre outras personalidades.

Portugal voltou a ser o país anfitrião desta iniciativa, depois de em 2011 ter organizado a sua primeira edição, com o propósito de unir os países lusófonos através da matemática, incentivar o desenvolvimento da disciplina em todos eles e aprofundar a cooperação nesta área.

A 7ª Olimpíada da CPLP é uma organização conjunta da Sociedade Portuguesa de Matemática e da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. O Ministério da Educação, a Ciência Viva, o Novo Banco, a Fundação Calouste Gulbenkian, a Pathena, a Fundação Oriente e a Fundação Vodafone apoiam a realização das Olimpíadas. As Olimpíadas da CPLP em particular ainda tiveram o alto patrocínio da Presidência da República e o apoio da Câmara Municipal do Porto e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

A participação das equipas portuguesas nas competições internacionais é organizada pela Sociedade Portuguesa de Matemática, e a seleção e preparação dos alunos está a cargo do Projeto Delfos, do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra.

 

7.ª Olimpíada de Matemática da CPLP – Sessão de Encerramento
29 de julho 2017, 15 horas
Local:
 Auditório Ferreira da Silva, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
Morada:  Rua do Campo Alegre, 1021 (Coordenadas GPS: 41.152112,-8.641377)

Programa
15h00 - Boas vindas
15h05 - Intervenções da mesa
15h50 - Entrega de prémios

 

Para mais informações, contactar:
Gabinete de Imprensa da SPM: Sílvia Dias, 960 131 220, imprensa@spm.pt
Coordenador Geral das Olimpíadas: Prof. Luís Merca Fernandes, 914 591 305, luism@ipt.pt
Responsável da Direção da SPM: Prof. Joana Teles, 969 036 147, jteles@mat.uc.pt

 

Endereços úteis:
Página oficial Olimpíada CPLP 2017: https://www.fc.up.pt/olimpcplp2017/
Regulamento: http://files-arch.spm.pt/OML2011_1.pdf
OPM: http://www.olimpiadas.spm.pt/



Publicado/editado: 28/07/2017