Dois ouros e duas pratas para Portugal nas Olimpíadas de Matemática da CPLP

A 7ª Olimpíada de Matemática da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (OMCPLP), que decorreu até hoje no Porto, não poderia ter terminado de melhor forma para os participantes lusos, que conquistaram duas medalhas de ouro e duas de prata. Rodrigo Andrade (Matosinhos) e Rui Wang (Faro) foram os responsáveis pelo ouro, enquanto David Nassauer (Lisboa) e Pedro Dias (Lisboa) alcançaram a prata.

No total foram atribuídas quatro medalhas de ouro, tendo duas delas sido conquistadas pelo Brasil, que arrecadou ainda duas medalhas de prata, igualando o número de Portugal. São Tomé e Príncipe alcançou também uma medalha de prata.

Já o bronze foi conquistado por Cabo Verde (três medalhas), Angola (duas medalhas), Moçambique (duas medalhas) e São Tomé (uma medalha). Todos os países da competição levaram assim medalhas para casa, com exceção de Timor Leste, que regressou às OMCPLP, após vários anos de ausência.

O anúncio dos resultados, um momento muito esperado pelas quase três dezenas de participantes, decorreu esta tarde na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, numa cerimónia que contou com a presença do presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática, Jorge Buescu, do Reitor da Universidade do Porto, Sebastião Feyo de Azevedo, do Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, da Secretária Executiva da CPLP, Maria do Carmo Silveira, entre outras personalidades.

As provas que ditaram os resultados da 7ª OMCPLP realizaram-se nos dias 26 e 27 de julho. Antes disso, e durante dois dias, estes estudantes tiveram a oportunidade de frequentar três breves cursos de Matemática. A 7.ª Olimpíada da CPLP teve início no dia 23 de julho, e decorreu na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, que organizou esta iniciativa em conjunto com a Sociedade Portuguesa de Matemática.

Portugal acolheu pela segunda vez este evento, depois de em 2011 a cidade de Coimbra ter sido a anfitriã da sua primeira edição, com o propósito de unir os países lusófonos através da matemática, incentivar o desenvolvimento da disciplina em todos eles e aprofundar a cooperação nesta área.

Terminada a OMCPLP, o ciclo das competições internacionais em 2017 ficará completo com as Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática, que terão lugar na Argentina, de 15 a 23 de setembro.

A participação de Portugal nestas competições é organizada pela Sociedade Portuguesa de Matemática, e a seleção e preparação dos alunos está a cargo do Projeto Delfos, do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra. O Ministério da Educação, a Ciência Viva, o Novo Banco, a Fundação Calouste Gulbenkian, a Pathena, a Fundação Oriente e a Fundação Vodafone apoiam a realização das Olimpíadas. As Olimpíadas da CPLP em particular ainda tiveram o alto patrocínio da Presidência da República e o apoio da Câmara Municipal do Porto e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

Consulte a tabela detalhada com os resultados da equipa portuguesa

Consulte a tabela com os resultados gerais

Endereços úteis:
Página oficial Olimpíada CPLP 2017: https://www.fc.up.pt/olimpcplp2017/
Regulamento: http://files-arch.spm.pt/OML2011_1.pdf
OPM: http://www.olimpiadas.spm.pt/

 
 


Publicado/editado: 31/07/2017