Étienne Ghys nas Pedro Nunes Lectures

Étienne Ghys, um matemático francês reconhecido pelos seus assinaláveis contributos nas áreas da Geometria e dos Sistemas Dinâmicos, é o próximo orador das Pedro Nunes Lectures, com três sessões agendadas:

 

25  de setembro 2017

18:00 Fundação Calouste Gulbenkian (Auditório 3)

Engarrafamentos nas grandes cidades: o preço da anarquia.

Livestream at: https://livestream.com/fcglive/20170925ConferenciaEtienneGhys

27 de setembro de 2017

15:00 Universidade de Coimbra (Room Pedro Nunes Dep. Math.)

Três bolas matemáticas

29 de setembro de 2017

14:30 Universidade do Porto (Room 0.07 Dep. Math.)

Singularidades de curvas algébricas reais, um ponto de vista topológico.

As Pedro Nunes Lectures são uma organização conjunta da Sociedade Portuguesa de Matemática e do Centro Internacional de Matemática, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.

Étienne Ghys é diretor de investigação do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS) na École Normale Supérieure, em Lyon. O seu excecional trabalho de investigação tem sido reconhecido através da atribuição de diversos prémios e distinções, tais como a de membro da Academia Francesa das Ciências, em 2004, o título de Cavaleiro da Legião de Honra, em 2012, conferencista convidado no Congresso Internacional de Matemáticos em Kyoto, membro da comissão organizadora do Congresso Internacional de Matemáticos em Hyderabad, membro da comissão da Medalha Fields, em 2014, ou do prémio Prix Servant da Academia das Ciências. É membro honorário de diversas instituições de prestígio em todo o mundo e foi distinguido com o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Genebra, em 2008. Foi editor de prestigiadas publicações tais como Annals of Mathematics e Publications Mathématiques de l’IHÉS.

O seu trabalho na promoção da matemática é notável, tendo sido distinguido com o The Clay Award for Dissemination of Mathematical Knowledge, em 2015, com o Prix du livre audio 2011 e com o Prix d’Alembert da Sociedade Matemática de França, em 2010. Juntamente com Aurélien Alvarez e Jos Leys, produziu uma série de filmes, publicados em DVD e disponíveis online em diversas línguas, que tiveram um grande impacto junto dos estudantes do ensino secundário. O primeiro dos filmes produzidos, Dimensions, teve mais de um milhão de downloads.  

Descarregue o cartaz do evento aqui.

 

 

 



Publicado/editado: 18/09/2017