Portugal conquistou medalhas de ouro, prata e bronze nas Olimpíadas Ibero-americanas de Matemática

A decorrer na cidade de Puerto Iguazú, na Argentina, desde o dia 16 de setembro, as Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática (OIAM) estão a chegar ao fim. A equipa portuguesa obteve excelentes resultados, arrecadando três medalhas (ouro, prata e bronze) e uma menção honrosa. Participaram nesta competição perto de uma centena de jovens de mais de 20 países da América Latina e Península Ibérica.

Henrique Navas, de Lisboa, é o responsável pela medalha de ouro, Kevin Pucci, de Chaves, pela de prata e João Morais, de Mirandela, conquistou a de bronze. Maria Madrugo, de Lisboa, alcançou uma menção honrosa e ficou apenas a um ponto de uma medalha de bronze.

Kevin Pucci, de 16 anos, e Henrique Navas, de 18, já haviam conquistado duas medalhas de bronze nas Olimpíadas Internacionais que decorreram no Rio de Janeiro, em julho.

A chegada da equipa lusa ao Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, está prevista para o próximo domingo, dia 24 de setembro, pelas 5h35min. Vem num voo proveniente de do Rio de janeiro.

Portugal participou pela primeira nas OIAM em 1990 e, desde então, já conquistou sete medalhas de ouro, 17 medalhas de prata e 37 de bronze.

A participação de Portugal nas OIAM é organizada pela Sociedade Portuguesa de Matemática, e a preparação dos alunos é assegurada pelo Projeto Delfos, do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra. O Ministério da Educação, a Ciência Viva, o Novo Banco, a Fundação Calouste Gulbenkian e a Pathena apoiam a realização das Olimpíadas.

De lembrar que as Olimpíadas Portuguesas de Matemática foram distinguidas no passado mês de julho com o Prémio Gulbenkian de Conhecimento, atribuído pela primeira vez este ano.

 

Resultados da equipa portuguesa nas OIAM 2017

 Nome e escola

Medalhas

Residência

Ano

Região

Henrique Navas

Escola Secundária c/ 3.º Ciclo do Ensino Básico de D. Filipa de Lencastre

Ouro

Lisboa

12.º ano

Sul

Kevin Pucci

Escola Secundária com 3º Ciclo do Ensino Básico Dr. Júlio Martins

Prata

Chaves

10.º ano

Norte

João Morais

Esc. Sec. c/ 3.º Ciclo do Ensino Básico de Mirandela

Bronze

Mirandela

11.º ano

Norte

Maria Madrugo

Esc. Sec. c/ 3.º Ciclo do Ensino Básico do Restelo

Menção Honrosa

Lisboa

11.º ano

Sul

 

Para mais informações, contactar:

Gabinete de Imprensa da SPM: Ana Figueiredo, 933 478 494, imprensa@spm.pt
Coordenador Geral das Olimpíadas: Prof. Luís Merca Fernandes, 914 591 305, luism@ipt.pt
Responsável da Direção da SPM: Prof. Joana Teles, 969 036 147, jteles@mat.uc.pt

Ligações úteis:

OIAM 2017:  OPM: http://olimpiadas.spm.pt/



Publicado/editado: 22/09/2017