A Sociedade Portuguesa de Matemática

A Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) é uma associação dedicada à divulgação, ao desenvolvimento do ensino e da investigação matemática em Portugal. As suas atividades incluem a edição de livros e revistas, a organização de eventos e congressos, palestras e encontros científicos e ações de formação, entre outros. Organiza também as Olimpíadas Portuguesas de Matemática, uma competição dedicada aos jovens do ensino básico e secundário. Reúne professores e investigadores de matemática, interessados no progresso da disciplina no país.

Atualmente a SPM é responsável pela publicação da revista científica Portugaliæ Mathematica, do Boletim da SPM e da Gazeta de Matemática e pela organização de conferências e seminários, como as Tardes de Matemática, encontros que pretendem dar a conhecer a matemática ao público em geral. A Sociedade organiza também as Olimpíadas Portuguesas de Matemática, e promove a participação de equipas portuguesas nas Olimpíadas Internacionais de Matemática, nas Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática e nas Olimpíadas de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

A edição de livros é outra das atividades em que a SPM tem estado envolvida. São exemplos A Matemática das Coisas, de Nuno Crato, Saber e Ensinar Matemática Elementar , de Liping Ma, Como Resolver Problemas Matemáticos, de Terence Tao, e a da sua coleção Temas em Matemática, com 14 volumes publicados até ao momento. 

A intervenção da SPM estende-se também à formação acreditada para professores, através do seu Centro de Formação, e à certificação de manuais escolares para todos os ciclos do Ensino Básico e para o Ensino Secundário.

A SPM promove ainda o "Isto é Matemática", um programa televisivo de divulgação científica, transmitido na Sic Notícias, Sic Internacional e Sic Radical.