Tardes de Matemática

Mozart, basquetebol, ética, spreads e histórias infantis. Se não consegue imaginar o que têm estes temas em comum é porque ainda não conhece o projeto Tardes de Matemática.

As Tardes de Matemática foram criadas pela Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) em 2001, para dar resposta à necessidade de divulgar esta disciplina e de mostrar como a matemática está presente em tudo. Para isso, matemáticos são convidados a falar sobre assuntos variados, numa linguagem acessível a um público amplo.

Inicialmente, as sessões das Tardes decorriam somente em Lisboa, onde eram realizadas em parceria com o Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva. Mas o sucesso foi tal que o projeto acabou por espalhar-se pelo país, contando sempre com sala cheia. As longo dos anos, as Tardes já passaram por Braga, Guimarães, Porto, Vila Nova de Gaia, Vila Real, Guarda, Covilhã, Coimbra, Aveiro, Santarém, Lisboa, Évora, Portimão, Madeira e Açores.

As palestras têm a duração de cerca de 1 hora, ao final da qual se abre um espaço para que o público faça perguntas. 

Para organizar as Tardes, a SPM conta com o apoio local de professores do ensino básico, secundário e superior. Conta também com a parceria de Bibliotecas Municipais, Universidades e das livrarias Fnac e Almedina.