Portugal conquista duas medalhas de prata e uma de bronze nas Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática

As 37as Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática (OIAM) que decorreram em Bogotá, Colômbia, de 25 a 30 de setembro, acabaram com um saldo de duas medalhas de prata e uma de bronze para Portugal. Participaram mais de 70 jovens de 20 países da América Latina e Península Ibérica, ficando Portugal, por países, em 6.º lugar na competição. Este ano, e pela primeira vez na sua história, dois dos problemas escolhidos para a prova tinham sido propostos por Portugal.

Tiago Mourão (Esc. Sec. Santa Maria da Feira) e Leonardo Tavares (Esc. Sec. c/ 3.º Ciclo D. Filipa de Lencastre, Lisboa) arrecadaram ambos medalhas de prata, terminando de forma notável a sua carreira olímpica. Ao longo do seu percurso em competições olímpicas de Matemática acumularam medalhas, além das mencionadas: o  Tiago conquistou 6 medalhas de ouro nas Olimpíadas Portuguesas de Matemática (OPM); 1 medalha de prata, 1 medalha de bronze e 1 menção honrosa nas Olimpíadas Internacionais de Matemática (IMO) e 1 medalha de prata nas OIAM  e  o Leonardo conquistou 1 medalha de ouro, 3 medalhas de prata e 2 medalhas de bronze nas OPM; 2 medalhas de bronze nas IMO e 1 medalha de bronze nas OIAM.

Os restantes elementos da delegação portuguesa, os mais jovens da equipa, Apolo Gomes (Esc. Sec. de Santa Maria, Sintra) e Tiago Sousa (Esc. Sec. de São João do Estoril) conquistaram uma medalha de bronze e uma menção honrosa, respetivamente.

A equipa olímpica chega amanhã, 2 de outubro, às 15h20, ao Aeroporto Humberto de Delgado, em Lisboa, num voo proveniente de Madrid.

Portugal que já organizou as OIAM duas vezes (2007 e 2018) participou pela primeira nesta competição em 1990 e, desde então, já conquistou 10 medalhas de ouro, 26 medalhas de prata e 42 de bronze.

A participação de Portugal nas OIAM é organizada pela Sociedade Portuguesa de Matemática, e a preparação dos alunos é assegurada pelo Projeto Delfos, do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra. O Ministério da Educação, a Ciência Viva, o novobanco e a Fundação Calouste Gulbenkian apoiam a realização das Olimpíadas.

Os alunos que queiram vir a ocupar um lugar nas equipas que representam Portugal nas competições internacionais deverão começar por participar nas XLI Olimpíadas Portuguesas de Matemática (OPM). As inscrições estão abertas até 31 de outubro, em http://www.olimpiadas.spm.pt.

Ligação útil: OPM: olimpiadas.spm.pt/

 

 

Fotografia de Encerramento Tiago e Leonardo
Medalhados de Prata Medalhados de bronze
Apolo_bronze encerramento

VOLTAR