Clubes de Pensamento Matemático e Computacional (1.º e 2.º CEB):CCPFC/ACC-118992/22
online
De 23-01-2023 a 27-02-2023
Destinatários: Professores dos grupos disciplinares 110 e 230.
Nº Inscritos: 43
Sessões:
23-01-2023 18:00 a 23-01-2023 20:00
30-01-2023 18:00 a 30-01-2023 20:00
06-02-2023 18:00 a 06-02-2023 20:00
13-02-2023 18:00 a 13-02-2023 20:00
20-02-2023 18:00 a 20-02-2023 20:00
27-02-2023 18:00 a 27-02-2023 20:00
Nº Horas: 25
Créditos: 1
Formadores:
Pedro Marcelino (CCPFC/RFO-40781/21 Áreas: A131 e A145)

Formador:

Pedro Marcelino

Descrição

A formação “Clubes de Pensamento Matemático e Computacional” visa introduzir os professores do 1º e do 2º Ciclo às noções fundamentais do Pensamento Computacional. A formação está pensada para professores sem nenhuma experiência prévia em Pensamento Computacional e fornece ferramentas práticas para que estes possam incorporar atividades de Pensamento Computacional nas suas aulas.
O curso está dividido em duas partes: atividades unplugged e atividades em Scratch. Na primeira parte, os professores aprendem o que é o Pensamento Computacional, quais as suas competências e que tipo de atividades podem fazer sem envolver o uso do computador (atividades unplugged).
Na segunda parte do curso, os professores aprendem a usar o Scratch para criar programas simples. Assim, vão aprender conceitos básicos de Scratch e programação, tais como blocos, cenários, atores, eventos, variáveis, e condicionais, de modo a ficarem preparados para o uso desta ferramenta nas suas aulas.
Em resumo, a formação “Clubes de Pensamento Matemático e Computacional” é uma introdução prática ao Pensamento Computacional que fornece ferramentas para que os professores possam incorporar este tipo de atividades nas suas aulas. A formação está pensada para professores sem nenhuma experiência anterior em Pensamento Computacional e é o primeiro passo para professores que desejam aprender mais sobre o tema e incorporá-lo em suas aulas.

 

Metodologia:

A ação de formação será dividida em 13 horas síncronas e 12 horas assíncronas, em ambiente de classe virtual, tendo como suporte uma plataforma de gestão de aprendizagem própria. 

As sessões síncronas serão realizadas através de uma plataforma de comunicação digital, cujo endereço será disponibilizado atempadamente. 

Para as sessões assíncronas, será criado um fórum de apoio ao trabalho individual, ao aprofundamento dos conteúdos, e/ou de interação com o formador e os outros formandos. 

 

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