Tardes de Matemática em Braga - José Anastácio da Cunha (1744-1787). No trilho de uma história extraordinária

02/02/2019 a 02/02/2019 Braga

Oradora: Elfrida Ralha (Universidade do Minho)

Resumo: Sendo a História da Matemática um tema transversal e intrínseco à própria Matemática importa refletir sobre os contributos de personalidades relevantes que nos aportem um amplo conhecimento de um passado que, apesar de longínquo, nos remete paraconsiderações com um surpreendente grau de atualidade.

Devemos reconhecer, por outro lado, que o estudo da História da Matemática em Portugal tem progredido muito, principalmente nas últimas décadas e, sobretudo, através da publicação e da análise pormenorizada de trabalhos de alguns dos nossos protagonistas.

José Anastácio da Cunha foi, apesar da sua curta vida, uma figura de proa do século XVIII português que antecipou, em mais de 50 anos, os esforços de matemáticos franceses e alemães nos fundamentos da Matemática e que foi, inclusivé, elogiadopelo próprio Gauss.

Almejando, em particular, "humanizar a Matemática", através de um conhecimento pluridisciplinar da nossa História e com um carácter curricular de continuidade, reportaremos algumas das nossas mais recentes descobertas sobre a obra matemáticade Anastácio da Cunha. Deter-nos-emos sobre documentos autógrafos que se julgaram perdidos durante mais de 200 anos.

Na busca da reconstrução do percurso matemático de Anastácio da Cunha estaremos também a contribuir para uma compreensão mais completa da História geral de Portugal, de que a História da Ciência faz parte.

2 de fevereiro | 15 horas

Local: Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva


Publicado/editado a 28/01/2019