WEBINAR: Como Desenhar «À Mão» Panoramas de Realidade Virtual: Introdução ao Desenho em Perspetiva Esférica

22/05/2021 a 23/05/2021

 

Orador | António Araújo

Matemático e ilustrador. É doutorado em matemática pela Universidade de Lisboa e leciona na Universidade Aberta (UAB). É membro do Centro de Investigação em Artes e Comunicação e coordenador do polo deste centro na UAb. Especializou-se originalmente na teoria das singularidades em geometria de contacto. Atualmente concentra-se nas aplicações da geometria às artes visuais e à computação gráfica, com foco particular no desenho em perspetiva esférica e nas visualizações imersivas. É autor do software de desenho imersivo Eq A Sketch 360 e da library Eq A Snap que foi adotada pela app Sketch 360 da Microsoft.

O seu trabalho centra-se numa linha de “desenho racional”, encarando o desenho enquanto modo particular de pensamento,numa linha que liga Euclides, Alberti, Taylor e Monge, entre teóricos e hackers de múltiplas perspectivas. Considera que as novas ferramentas de software devem estimular e não substituir o desenho manual, e que os “updates” mais importantes são os que se fazem ao software que vive na mente do desenhador. Nesta linha, o seu trabalho em perspetiva esférica centra-se na redefinição da noção de anamorfose de uma forma que concilia as perspetivas cónicas (lineares e curvilíneas) com a óptica de Euclides, sanando um equívoco filosófico com mais de 500 anos e abrindo caminho a novas formas de desenhar e de ensinar o desenho.

Um resumo deste trabalho pode ser consultado nos capítulos “Spherical Perspective” e “Anamorphosis Reformed” do Handbook of the Mathematics of the Arts and Sciences (Springer, 2021). Mais detalhes e artigos podem ser consultados na página seguinte http://www.univ-ab.pt/~aaraujo/

 

Resumo | Neste workshop vamos aprender a fazer à mão (e com o computador) desenhos imersivos "a 360 graus". Estes desenhos podem ser visualizados como panoramas de realidade virtual, mediante "upload" para redes sociais (facebook, flickr) compatíveis com fotografia imersiva, ou utilizando aplicações adequadas. Vamos aprender as bases da perspectiva esférica equirectangular, e faremos ainda uma breve passagem pela "olho-de-peixe" (azimutal equidistante). Além do valor artístico e lúdico destas perspectivas, elas têm aplicação na visualização e design de arquitectura, no concept design em ilustração ou cinema, ou na documentação e visualização de património.


Vamos aprender a desenhar estes panoramas com construções simples de lápis e papel, utilizando "grelhas móveis" e papel vegetal. De seguida, para agilizar as construções no formato online, vamos utilizar o programa Eq A Sketch 360, um programa gratuito da autoria do formador que utiliza apenas operações que podem ser reproduzidas no desenho manual (mas torna-as mais rápidas).  


Vamos aprender a desenhar, em perspectiva esférica: cubos e "caixas" (incluindo uma sala em redor do observador); grelhas uniformes (pavimentações do plano); pontos de fuga; rampas e escadas; triangulações; multiplicação de módulos horizontais e verticais (sequências de colunas, andares de um prédio, etc).

 

Materiais: 
Primeira fase: uma grelha equirectangular impressa em A4; três folhas A3 de papel vegetal, dobradas a meio; lápis de grafite e borracha;   
Segunda fase: programa Eq A Sketch 360 instalado no computador. O programa está disponível para Windows e MacOS (existe uma versão experimental para Linux). Recomenda-se ainda a instalação visualizador FSPViewer. Ver o link abaixo. Todo o software recomendado é gratuito.
O software Eq A Sketch 360 está disponível em http://www.univ-ab.pt/~aaraujo/eqasketch360.html. A lista detalhada de materiais poderá ser consultados no seguinte link: http://www.univ-ab.pt/~aaraujo/webinar22maio2021.html
Recomenda-se que o software seja testado antes do workshop e que sejam visualizados os vídeos presentes no link acima. Se não for possível correr o software, o workshop pode ser acompanhado puramente com desenho em papel, mas nesse caso recomenda-se a utilização de pelo menos 6 folhas A3 de papel vegetal.

22 de maio | 15h às 18h

Preços: Sócio SPM 4€ / 6€ € | Não Sócio 6€ / 10€ €

Destinatários: Arquitetos, Professores de Matemática, Geometria Descritiva, Desenho, Educação Visual, Ilustradores, Designers, Programadores Gráficos.

Créditos: 0,12 (3 horas)

| Inscrições |


Publicado/editado a 19/05/2021