Eventos

 

 

TARDES DE MATEMÁTICA

Conversas ímpares

 

Vamos continuar a divulgar Matemática.

O novo ciclo de palestras decorrerá no Exploratório (Centro Ciência Viva de Coimbra),

no segundo sábado dos meses ímpares.

 

Estão todos convidados a participar.

 

A primeira sessão é já este sábado, 12 de novembro de 2022!

 

 


 

 

Como a matemática pode salvar a tua vida.

Adérito Araújo (CMUC, DM-FCTUC)

 

A matemática pode salvar a tua vida? A resposta é sim, claro que sim! Nesta palestra vamos descrever algumas aplicações da matemática a problemas que são vitais para a saúde humana e evidenciar o papel da disciplina no desenvolvimento de tecnologia que permite salvar muitas vidas.

12 Novembro 2022
15h00
Exploratório

 

 

 


 

 

Nos dias 1 e 8 de outubro de 2022 realizar-se-á mais um MatViseu, desta vez em formato totalmente presencial. Este encontro, que já vai na 20ª edição, é uma organização conjunta da Área Científica de Matemática da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu do Instituto Politécnico de Viseu e da Delegação Regional do Centro da Sociedade Portuguesa de Matemática e, tem por objectivo, para além da divulgação, troca de experiências, conhecimentos e ideias no âmbito da Matemática, a reflexão sobre o ensino e educação em geral. O encontro é aberto à comunidade e tem no seu público, maioritariamente, professores de Matemática de todos os graus de ensino.

O 20º MatViseu é um curso de formação de 13 horas creditado pelo CCPFC, relevante para efeitos de progressão em carreira de professores dos ensinos básico e secundário dos grupos 230 e 500. O curso é constituído por quatro Sessões Plenárias (1h15m cada) e duas Sessões Práticas (4 horas cada).

A certificação exige a frequência de pelo menos 2/3 das horas do curso e a elaboração de um relatório individual.

O programa, a ficha de inscrição e outras informações estão disponíveis na Internet, no endereço http://www.estgv.ipv.pt/20matviseu

 


 

Concurso "Matemática e Arte de Rua"

Alia a Matemática à Arte e cria o teu Mural!

 

Submissões das candidaturas: até 14 de fevereiro de 2022 (NOVA DATA)

 


12 de março de 2022 | 10h 15 | sala Pedro Nunes (Departamento de Matemática da UC)

PADRÕES E SIMETRIAS EM MÚSICA

Carlota Simões | DM-FCTUC

Reflexão, translação, rotação são termos usados frequentemente em matemática e associados em geral ao sentido da visão: vitrais, azulejos, ladrilhos são exemplos que apresentamos para clarificar tais conceitos junto dos nossos alunos.

É no entanto possível exemplificar os mesmos conceitos usando o sentido da audição. Se no primeiro caso as coordenadas x e y do plano são, por exemplo, a largura e a altura de uma janela em vitral, no segundo caso as variáveis passam a ser respectivamente o tempo e a altura do som, e em vez da visão, são necessárias a audição e a memória para reconhecer uma reflexão ou uma translação.

Músicos e compositores conhecem bem estes conceitos e usam-nos com rigor e engenho. Nesta sessão vamos analisar vários exemplos musicais de diversas épocas e estilos bem como a sua tradução para linguagem matemática, analisando composições que vão desde o canto gregoriano do Século VII a Jacques Brel do Século XX, passando pela jovialidade de Mozart e pelo génio de Bach do Século XVIII.

A sessão será transmitida em direto através da sessão Zoom.


 

A Delegação da Região Centro da Sociedade Portuguesa de Matemática apoia diversos eventos, no âmbito da divulgação, investigação e ensino da Matemática, realizados na região centro do país.

 


 

Eventos passados

  • Tardes de Matemática no Museu da Ciência

2022

Daniel Pinto (CMUC, DM-FCTUC). A perspectiva linear na pintura, 21 de maio

Sílvia Barbeiro (CMUC, DM-FCTUC)​. Equações que dançam a coreografia das multidões em movimento, 12 de março

2021

Helder Vilarinho (DM-UBI). Matemática e Cinema,13 de novembro

José Augusto Ferreira (CMUC, DM-FCTUC)A matemática na procura de respostas no âmbito da cardiologia, Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, 10 de julho

Paulo Saraiva (FEUC), A matemática dos empréstimos e dos depósitos a prazo, Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, 22 de maio

António Bento (DM-UBI), A vida de PiMuseu da Ciência da Universidade de Coimbra, 13 de março​

2020

João Fernandes (DM-FCTUC), O universo enquanto laboratório matemático, Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, 28 de novembro

Humberto Rocha (FEUC), Matemática e Medicina: Receitas para uma Relação Saudável, Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, 15 de fevereiro.

2019

Jorge Picado (DM-FCTUC), A magia da matemática, 16 de Novembro.

Maria da Graça Temido (DM-FCTUC), Matemática e futebol , 12 de Outubro.

João Gouveia (DM-FCTUC), Jogos e Estratégias, 14 de Setembro.

Marta Pascoal (DM-FCTUC), Aqui há grafos!, 11 de Maio.

Adérito Araújo (DM-FCTUC), Trocas altruístas num mundo competitivo, 6 de Abril.

Jaime Carvalho e Silva (DM-FCTUC), A Matemática e as mensagens secretas, 9 de Março.

Maria de Fátima da Silva Leite (DM-FCTUC), Caminhos e rodas exóticas - rolar com a Matemática, 9 de Fevereiro.

Carlos Tenreiro (DM-FCTUC), Os paradoxos do dia de aniversário e das coincidências, 12 de Janeiro.

 

  • Outros eventos

2018

Duas definições de limite - Uma controvérsia (debate com Franco de Oliveira e António Bivar), 13 de Abril de 2018, Universidade de Coimbra.