A Delegação Regional do Norte da Sociedade Portuguesa de Matemática visa o desenvolvimento das atividades próprias da SPM na região Norte, tendo autonomia própria que não contraria os Estatutos e o Regulamento Interno da SPM. Nomeadamente, organiza os encontros regionais da SPM na região Norte, promove vários cursos e outras atividades relacionadas com a Matemática, organiza a correção da segunda eliminatória das Olimpíadas Portuguesas de Matemática na região Norte, etc.
Direção da Delegação Regional do Norte
Contacto da Direção: spm-norte@spm.pt
Presidente
Sofia Castro é uma matemática interessada em sistemas dinâmicos e problemas de economia onde a (forma de pensar) matemática é relevante. Como matemática tem contribuído para o conhecimento da dinâmica perto de redes heteroclínicas, da estabilidade de ciclos e redes heteroclínicos, e da dinâmica global no plano sempre em sistemas descritos por equações diferenciais ordinárias com ou sem simetria. Tem ainda dado resposta a questões relacionadas com aprendizagem dinâmica em teoria dos jogos. Aplica também a sua investigação à resolução de problemas económicos em oligopólio, economia geográfica e equilíbrio geral. Investe na formação de jovens cientistas tendo orientado estudantes de mestrado e doutoramento tanto em matemática como em economia. Doutorou-se na Universidade de Warwick (1993, Reino Unido). É investigadora do Centro de Matemática, associada ao Centro de Economia e Finanças, e professora catedrática da Faculdade de Economia, todos da Universidade do Porto. Recebeu em 2015 o Prémio de Excelência Pedagógica da Universidade do Porto num projeto dedicado à aprendizagem da matemática em cursos de economia e gestão. É membro do Standing Committee da sociedade científica European Women in Mathematics no biénio 2022-2024.
Vice-Presidente
José Matos, doutorado em Matemática Aplicada pela Universidade do Porto, é professor-coordenador no Departamento de Matemática do Instituto Superior de Engenharia (ISEP) do Instituto Politécnico do Porto e investigador integrado no Centro de Matemática da Universidade do Porto (CMUP), onde desenvolve investigação nas áreas de Análise Numérica e de Matemática Computacional.
Vogal
Eurica Henriques é professora auxiliar no Departamento de Matemática da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e desenvolve a sua atividade de investigação no grupo Análise e Aplicações do CMAT - Centro de Matemática da Universidade do Minho (com polo na UTAD: CMAT-UTAD). Para além dos seus interesses de investigação e de gestão científica, participa em diversas atividades de divulgação e promoção da matemática em ambientes universitário e não universitário, como sejam as Tardes de Matemática, Euler Project e ARlab.
Vogal
Fernando Miranda é professor auxiliar no Departamento de Matemática da Universidade do Minho e membro do Centro de Matemática da Universidade do Minho - CMAT. Possui uma longa experiência letiva e desenvolve atividade de investigação nas áreas das equações com derivadas parciais, análise hipercomplexa e computação científica.
Vogal
Paula Madeira é licenciada em Matemática - Ramo Educacional, na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e Pós-graduada em Matemática para Professores, na mesma faculdade. É professora do quadro do Agrupamento de Escolas de Pedrouços, na Maia, onde tem desempenhado vários cargos de coordenação pedagógica e de direção de escola. Coordenou a Comissão Organizadora Local do 15º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos (2019).
Mesa da Assembleia da Delegação Regional do Norte
Presidente
Manuel Delgado - FCUP, Universidade do Porto
1ª Secretária
Maria João Rodrigues - FCUP, Universidade do Porto
2º Secretário
Carlos Rito - ECT, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Contactos:
Delegação Regional do Norte da SPM
Departamento de Matemática
Rua do Campo Alegre, 687
4169–007 Porto
MATEMÁTICA E A 7ª ARTE
25 de março às 16h00
Casa Comum / Reitoria da Universidade do Porto
Eurica Henriques - Dep. Matemática, UTAD, CMAT (Polo CMAT-UTAD)
Tendo a 7ª Arte, o cinema, como tela de fundo propomos uma digressão a diversos contextos e estórias matemáticos: umas mais sob a forma de curiosidades, outras serão conjeturas ou problemas estudados - um pequeno "filme" feito de filmes e Matemática.
MAGIA! TELEPATIA?! NÃO, MATEMÁTICA!
23 de fevereiro às 14:30h
Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros
Luís Roçadas - Dep. Matemática, UTAD, CMAT (Polo CMAT-UTAD)
Ao estudar matemática, conseguimos descobrir propriedades tão surpreendentes que por vezes parecem magia. Quem conhece a fundo essas propriedades pode fazer-se passar por um mágico capaz de ler o pensamento ou capaz de fazer desaparecer pessoas. Vamos apresentar alguns truques, baseados em propriedades dos números inteiros e das formas geométricas, e perceber como a Matemática arranja uma explicação tão simples quanto fascinante para justificar o funcionamento desses “truques”.
As Frações Egípcias e o Mistério Mais Antigo
16 de fevereiro às 14:30h
Auditório da Junta de Freguesia de Pedrouços, Maia
António Machiavelo - FCUP(DM-UP)
Depois de explicar como os antigos egípcios representavam os números e, muito em particular, as frações, veremos como essa representação é natural de um ponto de vista eminentemente prático e falaremos de dois problemas ainda em aberto que nasceram desse modo peculiar de representar frações, um deles sendo o mistério mais antigo por resolver em matemática.
EXPLORANDO CONEXÕES ENTRE MATEMÁTICA E ARTES VISUAIS
15 de março às 16:00h
Faculdade de Ciências, Universidade do Porto
Ed FC1 sala 0.29
Helena Mena Matos - Departamento de Matemática, FC.UP