Horas: 12 | Créditos 0.48
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 35 € | não membro 50 €
Destinatários:
Professores dos Grupos 230 e 500
Objectivos:
Mais informações:
Horas: 25 | Créditos 1
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 70 € | não membro 90 €
Destinatários:
Professores de matemática do ensino básico e secundário.
Objectivos:
- Desenvolver o domínio da tecnologia TI-Nspire (Calculadora e Software - PC);
- Fomentar a utilização da tecnologia TI-Nspire em atividades de investigação e modelação, assim como na compreensão/construção de conceitos e resolução de problemas;
- Estimular a utilização de instrumentos de recolha de dados (sensores) associados à TI-Nspire no processo ensino/aprendizagem, como meio de promover a interdisciplinaridade;
- Elaborar de materiais e atividades prontas a utilizar na sala de aula.
Mais informações:
Formadores: César Silva; Joaquim Rosa; Jorge Santos; José Martins; Nívea Martins; Nuno Santos; Pedro Pimenta; Rogério Serôdio.
Nota: A SPM e a Texas Instruments são parceiras na acção de formação "Aplicações da TI-Nspire".
Os formandos terão disponíveis máquinas TI-Nspire no decorrer da acção de formação.
Os formandos participantes desta acção de formação têm de oferta de software e de Lab cradle para as escolas.
Tópicos a serem tratados:
- Importância do tema + Planificação dos trabalhos
- Parte I - Exploração do software TI-Nspire;
- Parte II - Análise e construção de aplicações/ferramentas elaboradas para os diferentes domínios temáticos (Números e Cálculo, Geometria, Álgebra e Funções, Probabilidades e Estatística) e diferentes níveis de ensino;
- Parte III – Recolha de dados - Investigação e Modelação matemática;
Ações 25 horas:
Sócios da SPM……...................................40€Não sócios da SPM...................................60€
Ações 15 horas:
Sócios da SPM……...................................15€Não sócios da SPM...................................35€
Horas: 25 | Créditos 1
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 0 € | não membro 0 €
Destinatários:
Professores dos grupos 500 e 510.
Objectivos:
- Reconhecimento das vantagens que a utilização da TI-Nspire pode trazer para as práticas dos professores em sala de aula;
- Elaboração de alguns materiais e actividades prontas a utilizar na sala de aula.
Mais informações:
Formadores: Jorge Santos; José Martins e Pedro Pimenta
Nota: A SPM e a Texas Instruments são parceiras na ação de formação "Aplicações da TI-Nspire".
Os formandos participantes desta acção de formação têm de oferta de software e de Lab cradle para as escolas.
A ação abordará os seguintes temas:
- Introdução à TI-Nspire; ligações e atualização, sistema de organização de documentos; problemas, páginas e aplicações;
- Aplicação Calculadora: escrita, precisão do cálculo, funcionalidades de cálculo. A aplicação Notas;
- Estudo de gráficos de funções;
- Geometria dinâmica e geometria analítica;
- Inserção, cálculos e representação gráfica de dados estatísticos.
Tópicos a serem tratados:
1 Números e operações
2 Álgebra
3 Funções reais de variável real
4 Sequências e sucessões
5 Estatística I
6 Estatística II
7 Geometria
8 Primitivas e Cálculo Integral
9 Números complexos (opcional)
A ação de formação tem a duração de 25 horas, 14 horas de sessões síncronas (trabalho conjunto), 11 horas de trabalho assíncrono (trabalho individual).
Esta ação de formação é gratuita.
(*) Número de vagas limitado
Horas: 25 | Créditos 1
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 0 € | não membro 0 €
Destinatários:
Professores dos grupos 500 e 510.
Objectivos:
Pretende-se conseguir, por parte dos professores:
- O reconhecimento das vantagens que a utilização da TI-Nspire pode trazer para as suas práticas;
- Elaboração de alguns materiais e actividades prontas a utilizar na sala de aula.
A acção de formação abordará os seguintes temas:
Parte I - Introdução à TI-Nspire; ligações e atualização, sistema de organização de documentos; problemas, páginas e aplicações;
Parte II - Aplicação Calculadora: escrita, precisão do cálculo, funcionalidades de cálculo. A aplicação Notas;
Parte III - Estudo de gráficos de funções;
Parte IV - Geometria dinâmica e geometria analítica;
Parte V - Inserção, cálculos e representação gráfica de dados estatísticos;
Parte VI - Introdução à programação com a NSpire.
Mais informações:
Nota: A SPM e a Texas Instruments são parceiras na ação de formação "Aplicações da TI-Nspire".
Os formandos participantes desta acção de formação têm de oferta de software e de Lab cradle para as escolas.
Horas: 25 | Créditos 1
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 70 € | não membro 90 €
Destinatários:
Professores de matemática do ensino básico e secundário.
Objectivos:
Mais informações:
Formadores: Jorge Santos; José Martins
Tópicos a ser tratados: Introdução+Importância do tema+Planificação dos trabalhos
Parte 1:
- Exploração inicial do software Análise e construção de exemplos propostos
- Sólidos (Ensino Básico+Ensino Secundário)
- Geometria no Espaço (Ensino Secundário)
- Outros
Parte 2:
- Construção elaborada
- Interacção do Cabri3D com a Internet
Horas: 25 | Créditos 1
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 70 € | não membro 90 €
Destinatários:
Professores dos Grupos 230 e 500
Objectivos:
Mais informações:
A ação de formação é muito dedicada à vertente prática e ao estudo de formas interessantes de criar/explorar materiais interativos e de modelar situações em contexto matemático. Recorre a ferramentas úteis em metodologias de ensino/aprendizagem ativa da Matemática, especialmente em regimes de ensino a distância, mas também em regimes mistos ou presenciais.
Notas:
Quando decorre?
A decorrer de 10/10/2023 a 14/11/2023.
Cronograma das sessões síncronas:
Sessão | Data | Dia da semana | Horário |
1 | 10/10/2023 | terça-feira | 18h00-20h00 |
2 | 17/10/2023 | terça-feira | 18h00-20h00 |
3 | 24/10/2023 | terça-feira | 18h00-20h00 |
4 | 31/10/2023 | terça-feira | 18h00-20h00 |
5 | 07/11/2023 | terça-feira | 18h00-20h00 |
6 | 14/11/2023 | terça-feira | 18h00-20h00 |
Inscrições : Abertas até ao dia 09/10/2023.
Horas: 25 | Créditos 1
Datas Disponíveis:
11-12-2024 17:00 a 11-12-2024 20:00Preço:
Sócios SPM 70 € | não membro 90 €
Destinatários:
Professores dos Grupos 230 e 500
Objectivos:
Capacitar os docentes envolvidos para a utilização do Geogebra e da respetiva plataforma em rede, valorizando a iniciativa e a autonomia; conceber atividades direcionadas para a aprendizagem ativa da matemática, apostando na interatividade e na dinâmica das construções a realizar e no seu potencial didático; estimular a autonomia dos alunos na aprendizagem; envolver os professores participantes na definição de procedimentos de ação e na produção de materiais de intervenção adequados aos seus diferentes contextos de trabalho; aplicar, no contexto pedagógico-didático da disciplina de matemática, os materiais e tarefas produzidas; refletir sobre a prática e os resultados obtidos; sensibilizar para a necessidade constante de uma atualização dos meios e tecnologias usados como suporte e dinamização dos processos de ensino e de aprendizagem; valorizar a criatividade, a autonomia e a pesquisa contínua de recursos, técnicas e tecnologias alternativas.
Mais informações:
Quando decorre?
12 horas síncronas e 13 horas assíncronas
14/12/2024 das 9h00 às 13h00
11/01/2025 das 9h00 às 13h00
25/01/2025 das 9h00 às 13h00
Preço:
Sócios SPM 70 € | não membro 90 €
Horas: 25 | Créditos 1
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 70 € | não membro 90 €
Destinatários:
Professores de matemática do ensino básico e secundário.
Objectivos:
Mais informações:
Formadores: Carlos Morais; Jorge Santos; José Martins; Luís Ruivo; Margarida Pinto; Nívea Martins; Rogério Serôdio.
Tópicos a ser tratados:
1) Ferramentas básicas do Geometer’s SketchPad;
2) Análise de construções criteriosamente escolhidas;
3) Construção elaborada;
4) Interacção com a Internet.
Horas: 30 | Créditos 1.2
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 70 € | não membro 90 €
Destinatários:
Professores dos grupos 230, 500 e 550
Objectivos:
Mais informações:
Curso de ambientação ao software R, para análise, visualização e modelação de dados, uma aposta no presente para o futuro
Horas: 30 | Créditos 1.2
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 70 € | não membro 90 €
Destinatários:
Professores dos grupos 230, 500 e 550
Objectivos:
Mais informações:
Horas: 25 | Créditos 1
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 70 € | não membro 90 €
Destinatários:
Professores de matemática do ensino básico e secundário.
Objectivos:
Mais informações:
Formadores: Hilda de Pablo; Joaquim Rosa; Jorge Santos; José Martins; Margarida Pinto; Nívea Martins; Nuno Santos, Pedro Pimenta.
Tópicos a ser tratados:
I - Introdução + planificação dos trabalhos;
II - Análise e construção de aplicações/ferramentas elaboradas para os diferentes domínios temáticos (Números e Cálculo, Geometria, Álgebra e Funções, Probabilidades e Estatística) e diferentes níveis de ensino;
III - Interacção do Geogebra com a Internet e Moodle;
IV - Modelação matemática com o Geogebra.
Preçário:
Ações 25 horas:
Sócios da SPM……...................................70€Não sócios da SPM...................................90€
Ações 15 horas:
Sócios da SPM……...................................45€Não sócios da SPM...................................65€
Horas: 25 | Créditos 1
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 70 € | não membro 90 €
Destinatários:
Professores de matemática do ensino básico e secundário.
Objectivos:
Mais informações:
Formadores: Jorge Almeida; Patrícia Costa
Tópicos a ser tratados: Utilização do excel e de applets em vários temas relacionados com as Probabilidades e Estatística
A) Probabilidades (distribuições de probabilidade, modelo normal, etc.);
B) Estatística descritiva (análise de dados univariados, análise de dados bivariados, representações gráficas, etc.);
C) Inferência estatística (construção de intervalos de confiança, interpretação de intervalos de confiança, etc.).
Horas: 25 | Créditos 1
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 70 € | não membro 90 €
Destinatários:
Professores dos Grupos 110 e 230
Objectivos:
Os professores após a frequência desta ação estarão aptos a criarem e a coordenarem nas suas escolas o projeto Círculos Matemáticos.
Os Círculos Matemáticos procuram fornecer os meios para que os estudantes encontrem uma ampla gama de problemas matemáticos desafiadores que para a sua resolução permitam diferenciar melhor as subtilezas das ideias matemáticas e a sua validade na resolução desses problemas. É colocada a ênfase em formas adequadas de apresentação dos problemas, tanto escritas quanto orais, e na sua solução a necessidade de explicação e de justificação.
Os estudantes orientados pelos professores apreciarão soluções engenhosas, e tornam-se conscientes do enorme poder da Matemática numa variedade de ambientes. Estes problemas complementam os programas curriculares, fortalecem e solidificam significativamente o conhecimento dos alunos, e cultivam a motivação e a capacidade para mais estudos adicionais.
Mais informações:
Horas: 25 | Créditos 1
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 70 € | não membro 90 €
Destinatários:
Educadores de infância/Professores dos grupos 100 e 110.
Objectivos:
Os educadores/professores após a frequência desta ação estarão aptos a criarem e a coordenarem nas suas escolas o projeto Círculos Matemáticos.
Os Círculos Matemáticos procuram fornecer os meios para que os estudantes encontrem uma ampla gama de problemas matemáticos desafiadores que para a sua resolução permitam diferenciar melhor as subtilezas das ideias matemáticas e a sua validade na resolução desses problemas. É colocada a ênfase em formas adequadas de apresentação dos problemas, tanto escritas quanto orais, e na sua solução a necessidade de explicação e de justificação.
Os estudantes orientados pelos educadores/professores apreciarão soluções engenhosas, e tornam-se conscientes do enorme poder da Matemática numa variedade de ambientes. Estes problemas complementam os programas curriculares, fortalecem e solidificam significativamente o conhecimento dos alunos, e cultivam a motivação e a capacidade para mais estudos adicionais.
Mais informações:
Os Círculos Matemáticos desenvolvem-se nas escolas do ensino pré-escolar e básico pelos seus educadores/professores sob a forma de sessões semanais com a duração de 45minutos/90 minutos. O programa de atividades a desenvolver nos Círculos Matemáticos é estruturado e ordenado com temas estrategicamente escolhidos, favorecendo a compreensão e o desenvolvimento cognitivo dos alunos.
A ação de formação será dividida em 13 horas síncronas e 12 horas assíncronas, em ambiente de classe virtual, tendo como suporte uma turma criada para o efeito no Classroom. As sessões síncronas serão realizadas através de videoconferência, cujo endereço será disponibilizado. Para as sessões assíncronas, serão criados fóruns gerais que permitam apoio ao desenvolvimento do trabalho individual, de pesquisa individual, de estudo e aprofundamento dos conteúdos, e/ou de interação com o formador e os outros formandos.
As atividades/tarefas propostas serão disponibilizadas de forma gradual ao longo do curso e com um nível de dificuldade crescente, proporcionando discussões e entreajuda entre os formandos nos fóruns disponibilizados para o efeito.
Notas:
Quando decorre?
Decorre de 07/09/2023 a 27/09/2023.
Inscrições fechadas.
Horas: 25 | Créditos 1
Datas Disponíveis:
07-12-2024 09:30 a 07-12-2024 13:00Preço:
Sócios SPM 70 € | não membro 90 €
Destinatários:
Professores dos grupos 230 e 500
Objectivos:
Os professores após a frequência desta ação estarão aptos a criarem e a coordenarem nas suas escolas o projeto Círculos Matemáticos.
Os Círculos Matemáticos procuram fornecer os meios para que os estudantes encontrem uma ampla gama de problemas matemáticos desafiadores que para a sua resolução permitam diferenciar melhor as subtilezas das ideias matemáticas e a sua validade na resolução desses problemas. É colocada a ênfase em formas adequadas de apresentação dos problemas, tanto escritas quanto orais, e na sua solução a necessidade de explicação e de justificação.
Os estudantes orientados pelos professores apreciarão soluções engenhosas, e tornam-se conscientes do enorme poder da Matemática numa variedade de ambientes. Estes problemas complementam os programas curriculares, fortalecem e solidificam significativamente o conhecimento dos alunos, e cultivam a motivação e a capacidade para mais estudos adicionais.
Mais informações:
Os Círculos Matemáticos procuram fornecer os meios para que os estudantes encontrem uma ampla gama de problemas matemáticos desafiadores que para a sua resolução permitam diferenciar melhor as subtilezas das ideias matemáticas e a sua validade na resolução desses problemas. É colocada a ênfase em formas adequadas de apresentação dos problemas, tanto escritas quanto orais, e na sua solução a necessidade de explicação e de justificação. Os estudantes orientados pelos professores apreciarão soluções engenhosas, e tornam-se conscientes do enorme poder da Matemática numa variedade de ambientes. Estes problemas complementam os programas curriculares, fortalecem e solidificam significativamente o conhecimento dos alunos, e cultivam a motivação e a capacidade para mais estudos adicionais.
A ação de formação será dividida em 13 horas síncronas e 12 horas assíncronas, em ambiente de classe virtual, tendo como suporte uma turma criada para o efeito no Classroom. As sessões síncronas serão realizadas através de videoconferência, cujo endereço será disponibilizado. Para as sessões assíncronas, serão criados fóruns gerais que permitam apoio ao desenvolvimento do trabalho individual, de pesquisa individual, de estudo e aprofundamento dos conteúdos, e/ou de interação com o formador e os outros formandos.
As atividades/tarefas propostas serão disponibilizadas de forma gradual ao longo do curso e com um nível de dificuldade crescente, proporcionando discussões e entreajuda entre os formandos nos fóruns disponibilizados para o efeito.
Notas:
Quando decorre?
Decorre de 26/10/2024 a 07/12/2024.
Horas: 25 | Créditos 1
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 70 € | não membro 90 €
Destinatários:
Professores dos grupos disciplinares 110 e 230.
Objectivos:
Mais informações:
Formador:
Pedro Marcelino
Descrição
A formação “Clubes de Pensamento Matemático e Computacional” visa introduzir os professores do 1º e do 2º Ciclo às noções fundamentais do Pensamento Computacional. A formação está pensada para professores sem nenhuma experiência prévia em Pensamento Computacional e fornece ferramentas práticas para que estes possam incorporar atividades de Pensamento Computacional nas suas aulas.
O curso está dividido em duas partes: atividades unplugged e atividades em Scratch. Na primeira parte, os professores aprendem o que é o Pensamento Computacional, quais as suas competências e que tipo de atividades podem fazer sem envolver o uso do computador (atividades unplugged).
Na segunda parte do curso, os professores aprendem a usar o Scratch para criar programas simples. Assim, vão aprender conceitos básicos de Scratch e programação, tais como blocos, cenários, atores, eventos, variáveis, e condicionais, de modo a ficarem preparados para o uso desta ferramenta nas suas aulas.
Em resumo, a formação “Clubes de Pensamento Matemático e Computacional” é uma introdução prática ao Pensamento Computacional que fornece ferramentas para que os professores possam incorporar este tipo de atividades nas suas aulas. A formação está pensada para professores sem nenhuma experiência anterior em Pensamento Computacional e é o primeiro passo para professores que desejam aprender mais sobre o tema e incorporá-lo em suas aulas.
Metodologia:
A ação de formação será dividida em 13 horas síncronas e 12 horas assíncronas, em ambiente de classe virtual, tendo como suporte uma plataforma de gestão de aprendizagem própria.
As sessões síncronas serão realizadas através de uma plataforma de comunicação digital, cujo endereço será disponibilizado atempadamente.
Para as sessões assíncronas, será criado um fórum de apoio ao trabalho individual, ao aprofundamento dos conteúdos, e/ou de interação com o formador e os outros formandos.
Horas: 25 | Créditos 1
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 70 € | não membro 90 €
Destinatários:
Professores dos grupos 230, 500 e 550
Objectivos:
Mais informações:
Horas: 25 | Créditos 1
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 70 € | não membro 90 €
Destinatários:
Educadores de Infância, Professores de todas as disciplinas (não só de matemática) dos Ensinos Básico e Secundário e Professores Universitários.
Objectivos:
O Curso é lecionado na modalidade eLearning, essencialmente num regime de comunicação assíncrona, em ambiente de classe virtual, na qual ocorrem interações múltiplas formador-formando, formando-formador e formando-formando.
Mais informações:
O ensino e a formação em ambientes online têm vindo a ganhar enorme importância nos últimos anos. Também o contexto do ensino em tempos de pandemia veio acentuar ainda mais junto dos professores o interesse no desenvolvimento de conhecimentos a nível do ensino à distância, assim como das suas potencialidades na aprendizagem dos alunos. É neste âmbito que a Sociedade Portuguesa de Matemática promove este Curso de Formação, resultando de um Protocolo de Cooperação com a Universidade Aberta, que terá a responsabilidade científica e pedagógica do Curso.
Ao longo do Curso serão desenvolvidos os seguintes temas:
I – EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO ONLINE E MODELOS PEDAGÓGICOS VIRTUAIS
1. Educação Digital em Rede
2. Comunicação e interação em ambientes online.
3. Modelos Pedagógicos virtuais
II – PLATAFORMAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS ONLINE
1. Plataformas digitais.
2. Tecnologias e conteúdos digitais online
3. Tecnologias audiovisuais online.
III – E-ATIVIDADES E AVALIAÇÃO DIGITAL
1. E-atividades de aprendizagem.
2. Práticas de avaliação digital
O Curso é lecionado na modalidade eLearning, essencialmente num regime de comunicação assíncrona, em ambiente de classe virtual, na qual ocorrem interações múltiplas formador-formando, formando-formador e formando-formando.
Horas: 15 | Créditos 0.6
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 45 € | não membro 65 €
Destinatários:
Professores de Matemática do 2º, 3º ciclo do Ensino Básico e Secundário
Objectivos:
Mais informações:
Temas abordados:
1.º Módulo
- Noções elementares de divisibilidade: divisão euclidiana, máximo divisor comum e Teorema de Bezout. Lema de Euclides e a decomposição em fatores primos.
- Resolução de problemas de aplicação.
- Planificação de atividades.
2.º Módulo
- O algoritmo de Euclides: cálculo do máximo divisor comum de dois números naturais.
- O algoritmo de Euclides geométrico e o estudo da incomensurabilidade de dois segmentos de reta.
- As conexões entre a incomensurabilidade e o Teorema fundamental do Aritmética.
- Resolução de problemas de aplicação.
- Planificação de atividades.
Horas: 25 | Créditos 1
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 70 € | não membro 90 €
Destinatários:
Professores de 1º Ciclo e de Matemática do 2º Ciclo.
Objectivos:
- Motivar os professores para a resolução de problemas quer na sala de aula, quer em clubes de Matemática.
- Criar um conjunto de actividades que possa auxiliar os professores na preparação dos seus alunos para as competições de Matemática.
- Fornecer material aos professores que possa ser usado na motivação de alunos com mais dificuldades.
- Capacidade de o professor criar actividades para os alunos mais talentosos, para que eles se sintam desafiados e motivados durante todo o ano.
- O professor deverá ser capaz de mostrar que a Matemática pode ser divertida, não esquecendo o rigor e a aprendiza
Mais informações:
Formadores: Joana Teles; Raquel Caseiro
Tópicos a ser tratados:
1) Paridade
i. Sequências alternadas
ii. Par ou ímpar
iii. Partições em pares
2) Princípio da gaiola de pombos
i. Introdução
ii. Generalizações do princípio
iii. Aplicações em geometria
3)Divisibilidade e restos
i. Números primos e compostos
ii. Restos
iii. Algoritmo de Euclides
4)Contagens
i. Princípio da Inclusão-exclusão
ii. Arranjos
iii. Permutações
5)Desigualdade triangular
6) Grafos
i. Noção de grafo
ii. Grau de um vértice
iii. Algumas definições novas: grafo conexo, ciclo.
7)Jogos
i. Alguns jogos que são brincadeiras (independentemente como se joga um dos jogadores ganha sempre)
ii. Simetria
iii. Posições vencedoras
iv. Análise desde o final do jogo
8) Problemas diversos
Ações 25 horas:
Sócios da SPM……................................... 70€Não sócios da SPM...................................90€
Ações 15 horas:
Sócios da SPM……...................................45€Não sócios da SPM...................................65€
Horas: 25 | Créditos 1
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 70 € | não membro 90 €
Destinatários:
Objectivos:
Mais informações:
Destinatários: Professores de matemática do ensino básico e secundário.
Duração do curso: 25 horas (1 crédito).
Formadores: Lucía Fernández-Suárez; Filipe Oliveira
Tópicos a ser tratados:
- Introdução às ferramentas pré-definidas do Geogebra através das construções geométricas descritas no Livro I dos Elementos de Euclides.
- Programação de ferramentas personalizadas no Geogebra e exemplificação através das construções descritas nos livros seguintes.:
Preçário:
Ações 25 horas:
Sócios da SPM……...................................70€Não sócios da SPM...................................90€
Ações 15 horas:
Sócios da SPM……...................................45€Não sócios da SPM...................................65€
Horas: 25 | Créditos 1
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 70 € | não membro 90 €
Destinatários:
Professores de todos os grupos disciplinares do ensino básico e secundário.
Objectivos:
Dotar os professores de ferramentas e de recursos que possam contribuir para uma melhoria e diversificação das suas práticas docentes, particularmente na área das novas tecnologias; Estimular novas práticas pedagógicas, potenciando diferentes contextos de aprendizagem com os recursos e actividades Moodle; Promover o trabalho colaborativo, a divulgação e partilha de materiais, troca de experiências, discussão de metodologias e práticas na actividade docente; Estimular o uso da pedagogia diferenciada num ambiente de aprendizagem virtual, através de percursos de aprendizagem pré-definidos; Potenciar o Moodle como um espaço de apoio ao processo de ensino/aprendizagem, com a disponibilização de recursos apresentados nas aulas e de actividades de complemento e/ou extensão das desenvolvidas nas aulas; Fomentar o Moodle como ferramenta de avaliação
Mais informações:
Formadores: José Martins; Jorge Santos; Nívea Martins; Pedro Pimenta; Rogério Serôdio
Tópicos a serem tratados:
Plataforma Moodle: introdução Administração de uma disciplina Gestão de utilizadores Edição de texto e gestão de ficheiros Exploração dos recursos Actividades de comunicação Actividades de aprendizagem e avaliação Gestão da aprendizagem e da avaliação
Ações 25 horas:
Sócios da SPM……...................................70€Não sócios da SPM...................................90€
Ações 15 horas:
Sócios da SPM……...................................45€Não sócios da SPM...................................65€
Horas: 25 | Créditos 1
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 70 € | não membro 90 €
Destinatários:
Professores de todos os Grupos Disciplinares do EB e ES
Objectivos:
- Complementar a ação de formação Ensinar e Aprender com o Moodle;
- Potenciar o Moodle como um espaço de apoio ao processo de ensino/aprendizagem, com a disponibilização de recursos apresentados nas aulas e de actividades de complemento e/ou extensão das desenvolvidas nas aulas;
- Estimular o uso da pedagogia diferenciada num ambiente de aprendizagem virtual, através de percursos de aprendizagem pré-definidos;
- Fomentar o Moodle como ferramenta de avaliação e gestão de aprendizagens.
Mais informações:
Formadores: Jorge Santos, José Martins, Nívea Martins, Margarida Pinto, Pedro Pimenta, Rogério Serôdio
Tópicos a ser tratados:
- Actividades de aprendizagem e avaliação
Teste (exploração de vários tipos de questões standard e não standard)
Lição.
- Ferramentas de gestão da aprendizagem
Gerir percursos de aprendizagem;
Monitorização do progresso do aluno.
- Recursos interativos no Moodle
Ações 25 horas:
Sócios da SPM……...................................70€Não sócios da SPM...................................90€
Ações 15 horas:
Sócios da SPM……...................................45€Não sócios da SPM...................................65€
Horas: 25 | Créditos 1
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 70 € | não membro 90 €
Destinatários:
Professores de matemática do ensino básico e secundário.
Objectivos:
Mais informações:
Formadores: Jorge Santos; José Martins; Pedro Pimenta;
Tópicos a ser tratados
1 - Quadro Interactivo:
1.1 - Instalação;
1.2 - Potencialidades pedagógicas e didácticas do Quadro Interactivo no ensino da Matemática;
1.4 - Menus e ferramentas do Quadro Interactivo;
1.5 - Modo de escrita.
2 - Interactividade quadro interactivo / computador:
2.1 - Exploração de documentos em vários formatos (apresentações ppt e e-books, por exemplo);
2.2 - Software Específico (Geometria – Cabri3D, Cinderella, Geogebra, GSP ou Poly – e Funções – Nucalc ou Winplot);
2.3 - Jogos e Testes Interactivos (QuizFaber ou HotPotatoes).
Preçário:
Ações 25 horas:
Sócios da SPM…….................................. 70€Não sócios da SPM...................................90€
Ações 15 horas:
Sócios da SPM……...................................45€Não sócios da SPM...................................65€
Horas: 25 | Créditos 1
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 70 € | não membro 90 €
Destinatários:
Professores de matemática do ensino básico e secundário.
Objectivos:
Mais informações:
Formadores: Cátia Dias; Hilda de Pablo; Jorge Santos; José Martins; Nuno Santos; Pedro Pimenta; Rogério Serôdio
Tópicos a ser tratados: Nesta acção os formandos constroem individualmente ou em grupo, sob orientação do formador, material variado para uso na sala da aula especificamente adaptado ao QI com (ou sem) auxílio dos programas seguintes: Software geométrico (Cinderella, Geometer’s SketchPad, Geogebra e Cabri3D); Software para o estudo de funções (Geogebra, Winplot (ou equivalente) e Simuladores de Calculadoras Gráficas); Software de formatação (HotPotatoes, Quiz Fabber ou equivalente). Plataforma Moodle
A acção terá uma fase de construção e uma fase de apresentação e debate sobre o trabalho construído.
Horas: 25 | Créditos 1
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 70 € | não membro 90 €
Destinatários:
Professores de matemática do ensino básico e secundário.
Objectivos:
Mais informações:
Formadores: Cátia Dias; Hilda de Pablo; Jorge Santos; José Martins; Nuno Santos; Pedro Pimenta; Rogério Serôdio
A acção Ensinar Matemática em Quadros Interactivos - Complementos é fundamentalmente uma continuação da acção Ensinar Matemática em Quadros Interactivos.
Tópicos a ser tratados: Construção de material variado especificamente adaptado ao QI com auxílio dos programas Software Geométrico (Cinderella, Geometer’s SketchPad, Geogebra e Cabri3D) Software para o Estudo de Funções (Winplot e Simuladores de Calculadoras Gráficas) Software de Formatação (HotPotatoes)
Horas: 25 | Créditos 1
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 70 € | não membro 90 €
Destinatários:
Professores dos grupos 110 e 230
Objectivos:
Face ao programa que está a ser criado, é sobre os docentes de matemática e do 1.º CEB que incide a ação, visando, através de módulos de formação certificados, formar e dotar esses docentes com os conhecimentos que permitirão habilitá-los a dar aulas de computação seguindo o programa da ENSICO. A formação será estruturada em 3 módulos, com 25 h de formação cada: Módulo A: abrangendo as matérias de computação de 1.º e 2.º CEB; Módulo B: abrangendo as matérias de computação de 2.º e 3.º CEB; Módulo C: abrangendo as matérias de computação de 3.º CEB e secundário. Com a ação de formação, módulo A, a ENSICO iniciará a experimentação do modelo que permitirá introduzir o programa para o ensino da computação junto dos vários agrupamentos escolares. A formação será acompanhada por um plano de mentoria ministrado pela ENSICO, por forma a garantir a gradual autonomia dos docentes de matemática e de 1.º CEB na lecionação de computação. Em suma, no Módulo A, pretende-se habilitar os docentes dos grupos 110 e 230 a lecionar computação seguindo o programa da ENSICO, abrangendo as matérias de computação e implementar gradualmente o programa para o ensino da computação nas escolas, com a mentoria da ENSICO.
Mais informações:
A ação consistirá em 2,5 horas de formação presencial conjunta, 17,5 horas de formação online (síncronas) e 5 horas de formação assíncronas.
Horas: 25 | Créditos 1
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 70 € | não membro 90 €
Destinatários:
Professores dos grupos 230 e 550
Objectivos:
Face ao programa que está a ser criado, é sobre os docentes de matemática e de informática que incide a nossa ação, visando, através de módulos de formação certificados, formar e dotar esses docentes com os conhecimentos que permitirão habilitá-los a dar aulas de computação seguindo o programa da ENSICO. A formação será estruturada em 3 módulos, com 25 horas de formação cada: Módulo A: abrangendo as matérias de computação de 1.º e 2.º CEB; Módulo B: abrangendo as matérias de computação de 2.º e 3.º CEB; Módulo C: abrangendo as matérias de computação de 3.º CEB e secundário. Através deste primeiro módulo de formação, módulo A, a ENSICO iniciará a experimentação do modelo que permitirá introduzir o programa para o ensino da computação junto dos vários agrupamentos escolares. A formação será acompanhada por um plano de mentoria ministrado pela ENSICO, por forma a garantir a gradual autonomia dos docentes de matemática e de informática na lecionação de computação.
Mais informações:
A ação consistirá em 2,5 horas de formação presencial conjunta, 17,5 horas de formação online (síncronas) e 5 horas de formação assíncronas.
Horas: 25 | Créditos 1
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 70 € | não membro 90 €
Destinatários:
Professores dos grupos 110 e 230
Objectivos:
Face ao programa que está a ser criado, é sobre os docentes de matemática e do 1.º CEB que incide a ação, visando, através de módulos de formação certificados, formar e dotar esses docentes com os conhecimentos que permitirão habilitá-los a dar aulas de computação seguindo o programa da ENSICO. A formação será estruturada em 3 módulos, com 25 h de formação cada: Módulo A: abrangendo as matérias de computação de 1.º e 2.º CEB; Módulo B: abrangendo as matérias de computação de 2.º e 3.º CEB; Módulo C: abrangendo as matérias de computação de 3.º CEB e secundário. Com a ação de formação, módulo A, a ENSICO iniciará a experimentação do modelo que permitirá introduzir o programa para o ensino da computação junto dos vários agrupamentos escolares. A formação será acompanhada por um plano de mentoria ministrado pela ENSICO, por forma a garantir a gradual autonomia dos docentes de matemática e de 1.º CEB na lecionação de computação. Em suma, no Módulo A, pretende-se habilitar os docentes dos grupos 110 e 230 a lecionar computação seguindo o programa da ENSICO, abrangendo as matérias de computação e implementar gradualmente o programa para o ensino da computação nas escolas, com a mentoria da ENSICO.
Mais informações:
A ação consistirá em 20 horas de formação online (síncronas) e 5 horas de formação assíncronas.
Notas:
Quando decorre?
Decorre de 05/09/2023 a 29/09/2023.
Inscrições fechadas.
Horas: 25 | Créditos 1
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 70 € | não membro 90 €
Destinatários:
Professores dos grupos 230 e 550
Objectivos:
Face ao programa que está a ser criado, é sobre os docentes de matemática e de informática que incide a nossa ação, visando, através de módulos de formação certificados, formar e dotar esses docentes com os conhecimentos que permitirão habilitá-los a dar aulas de computação seguindo o programa da ENSICO. A formação será estruturada em 3 módulos, com 25 horas de formação cada: Módulo A: abrangendo as matérias de computação de 1.º e 2.º CEB; Módulo B: abrangendo as matérias de computação de 2.º e 3.º CEB; Módulo C: abrangendo as matérias de computação de 3.º CEB e secundário. Através deste primeiro módulo de formação, módulo A, a ENSICO iniciará a experimentação do modelo que permitirá introduzir o programa para o ensino da computação junto dos vários agrupamentos escolares. A formação será acompanhada por um plano de mentoria ministrado pela ENSICO, por forma a garantir a gradual autonomia dos docentes de matemática e de informática na lecionação de computação.
Mais informações:
A ação consistirá em 20 horas de formação online (síncronas) e 5 horas de formação assíncronas.
Notas:
Quando decorre?
Decorre de 05/09/2023 a 29/09/2023.
Inscrições fechadas.
Horas: 25 | Créditos 1
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 70 € | não membro 90 €
Destinatários:
Objectivos:
Face ao programa que está a ser criado, é sobre os docentes de matemática que incide a nossa ação, visando, através de módulos de formação certificados, formar e dotar esses docentes com os conhecimentos que permitirão habilitá-los a dar aulas de computação seguindo o programa da ENSICO. A formação será estruturada em 3 módulos, com 25 horas de formação cada: Módulo A: abrangendo as matérias de computação de 1.º e 2.º CEB; Módulo B: abrangendo as matérias de computação de 2.º e 3.º CEB; Módulo C: abrangendo as matérias de computação de 3.º CEB e secundário. Através deste primeiro módulo de formação, módulo A, a ENSICO iniciará a experimentação do modelo que permitirá introduzir o programa para o ensino da computação junto dos vários agrupamentos escolares. A formação será acompanhada por um plano de mentoria ministrado pela ENSICO, por forma a garantir a gradual autonomia dos docentes de matemática dos grupos 230 e 500 na lecionação de computação.
Mais informações:
A ação consistirá em 2,5 horas de formação presencial conjunta, 17,5 horas de formação online (síncronas) e 5 horas de formação assíncronas.
Horas: 25 | Créditos 1
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 70 € | não membro 90 €
Destinatários:
Professores dos grupos 230 e 500
Objectivos:
Face ao programa que está a ser criado, é sobre os docentes de matemática que incide a nossa ação, visando, através de módulos de formação certificados, formar e dotar esses docentes com os conhecimentos que permitirão habilitá-los a dar aulas de computação seguindo o programa da ENSICO. A formação será estruturada em 3 módulos, com 25 horas de formação cada: Módulo A: abrangendo as matérias de computação de 1.º e 2.º CEB; Módulo B: abrangendo as matérias de computação de 2.º e 3.º CEB; Módulo C: abrangendo as matérias de computação de 3.º CEB e secundário. Através deste primeiro módulo de formação, módulo A, a ENSICO iniciará a experimentação do modelo que permitirá introduzir o programa para o ensino da computação junto dos vários agrupamentos escolares. A formação será acompanhada por um plano de mentoria ministrado pela ENSICO, por forma a garantir a gradual autonomia dos docentes de matemática dos grupos 230 e 500 na lecionação de computação.
Mais informações:
A ação consistirá em 20 horas de formação online (síncronas) e 5 horas de formação assíncronas.
Notas:
Quando decorre?
Decorre de 05/09/2023 a 29/09/2023.
Inscrições fechadas.
Horas: 25 | Créditos 1
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 70 € | não membro 90 €
Destinatários:
Professores dos Grupos 230 e 500
Objectivos:
Mais informações:
Formadores: José Martins
Tópicos a ser tratados:
Introdução + Importância do Tema + Planificação dos trabalhos
Parte 1:
- Exploração inicial do software
- Análise e construção de exemplos propostos na área da estatística (básica e avançada)
Nota: Caso os formandos estejam familiarizados com o software os exemplos serão de nível avançado
Parte 2:
- Construção elaborada
- Utilização do Excel no dia-a-dia
Metodologia:
Os diferentes temas serão expostos em regime e-learning, em ambiente de classe virtual, usando a plataforma Moodle. A apresentação dos conteúdos será disponibilizada sobre a forma de tutoriais de diversos formatos (texto, hipertexto, vídeo, etc), onde serão apresentados diversos exemplos práticos, dando aos formandos a possibilidade de completar o trabalho com o seu contributo pessoal. Os materiais serão disponibilizados à medida que o curso vai avançando.Em termos comunicação formador-formando e formando-formando, serão valorizadas as formas de comunicação assíncrona, pois permitem ao formando uma melhor gestão dos tempos de acesso online, de pesquisa individual, de estudo e aprofundamento dos conteúdos, e/ou de interação com o formador e os outros formandos. Além disso, permite ao formando um maior envolvimento/flexibilização na participação em discussões e debates, na partilha de recursos, conhecimento e atividades com os seus pares. Terão igualmente lugar sessões síncronas através de web-conferência, chat, controlo remoto, (...), agendadas previamente.
Notas:
Quando decorre?
A decorrer de 28/11/2023 a 23/01/2024.
Cronograma das sessões síncronas:
Sessão | Data | Dia da semana | Horário |
1 | 28/11/2023 | terça-feira | 18h00-20h00 |
2 | 05/12/2023 | terça-feira | 18h00-20h00 |
3 | 12/12/2023 | terça-feira | 18h00-20h00 |
4 | 09/01/2024 | terça-feira | 18h00-20h00 |
5 | 16/01/2024 | terça-feira | 18h00-20h00 |
6 | 23/01/2024 | terça-feira | 18h00-20h00 |
Inscrições : Abertas até ao dia 27/11/2023
Horas: 30 | Créditos 1.2
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 70 € | não membro 90 €
Destinatários:
Todos os professores de matemática do Ensino Básico (2º e 3º Ciclos) e Secundário. Grupos de recrutamento 230 e 500.
Objectivos:
Aprofundar o conhecimento científico e didático dos docentes;
Relacionar a abordagem de conceitos e propriedades ao longo do currículo da Matemática nos ensinos Básico e Secundário;
Estabelecer relações entre conteúdos de domínios diferentes do currículo;
Elaborar materiais a utilizar em sala de aula.
Mais informações:
Formadores: Jorge Santos, Filipe Oliveira
Tópicos a serem tratados:
A ação tem uma duração de 30 horas e está organizada em 6 módulos um dos quais dividido em duas sessões (4 e 7):
1. Divisibilidade (5h)
2. Proporcionalidade e Geometria (5h)
3. Números e Medida (4h)
4. Utilização da tecnologia na construção dos conceitos e na resolução dos problemas (4h)
5. Álgebra, Funções e Geometria (4h)
6. Modelação Matemática (4h)
7. Utilização da tecnologia na construção dos conceitos e na resolução dos problemas (4h)
Horas: 25 | Créditos 1
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 70 € | não membro 90 €
Destinatários:
Professores dos Grupo 110 (Professores do 1º Ciclo) e Grupo 230 (Professores do 2º Ciclo de Matemática e Ciências)
Objectivos:
Mais informações:
1º módulo - Problemas de um ou mais passos envolvendo situações de juntar, acrescentar, retirar, comparar ou completar
2º módulo - Problemas de um ou mais passos envolvendo situações multiplicativas nos
sentidos aditivo e combinatório ou de partilha equitativa e de agrupamento.
Horas: 15 | Créditos 0.6
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 45 € | não membro 65 €
Destinatários:
Grupo 110 (Professores do 1º Ciclo) Grupo 230 (Professores do 2º Ciclo de Matemática e Ciências)
Objectivos:
Mais informações:
A ação de formação está concebida para um número total de 15 horas, durante as quais se abordará os seguintes temas:
1º módulo – Problemas de um ou mais passos envolvendo situações de juntar, acrescentar, retirar, comparar ou completar
- Introdução;
- A operação de adição e problemas de um passo envolvendo situações de juntar e acrescentar;
- A operação de subtração e problemas de um passo envolvendo situações de retirar, comparar ou completar;
- Problemas de um ou mais passos envolvendo situações de juntar, acrescentar, retirar, comparar ou completar;
- Produção de materiais didáticos.
2º módulo – Problemas de um ou mais passos envolvendo situações multiplicativas nos sentidos aditivo e combinatório ou de partilha equitativa e de agrupamento.
- Introdução;
- A operação de multiplicação e problemas de um ou dois passos envolvendo situações multiplicativas nos sentidos aditivo e combinatório;
- A operação de divisão e problemas de um passo envolvendo situações de partilha equitativa e de agrupamento;
- Produção de materiais didáticos.
Horas: 25 | Créditos 1
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 70 € | não membro 90 €
Destinatários:
Professores dos Grupos 230 e 500
Objectivos:
- Dotar os formandos de ferramentas que possam contribuir para uma melhoria e diversificação das suas práticas docentes, particularmente na área das tecnologias, para que seja possível proporcionar aos alunos condições para o desenvolvimento da sua competência matemática.
- Estimular o uso da pedagogia diferenciada num ambiente de aprendizagem virtual.
- Capacitar os formandos de tecnologias digitais emergentes relacionadas com o ensino e a aprendizagem.
- Fomentar a utilização em sala de aula de ferramentas digitais de avaliação formativa.
- Construir e explorar alguns recursos digitais e atividades prontas a utilizar na sala de aula ou no desenvolvimento de trabalhos de projeto.
Mais informações:
Esta ação foi planeada como uma vertente prática e dedicada à exploração de ferramentas digitais e plataformas que permitam uma aprendizagem interativa e uma avaliação formativa em tempo real no âmbito dos diferentes domínios definidos nos documentos curriculares de matemática. Está dividida em 12 horas síncronas e 131 horas assíncronas, em ambiente de classe virtual, tendo como suporte o sistema de gestão de aprendizagem Moodle, do centro de formação da SPM. As sessões síncronas serão realizadas através de videoconferência.
Horas: 6 | Créditos 0.24
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 20 € | não membro 25 €
Destinatários:
Professores de Matemática do secundário (grupo 500)
Objectivos:
Mais informações:
Temas Abordados
Funções logarítmicas e funções exponenciais; construção e primeiras propriedades; Natureza dos limites ditos "notáveis" envolvendo funções logarítmicas e exponenciais; comparação de crescimentos assintóticos;
Isometrias do plano e respetivas representações complexas; Números complexos e fórmulas de trignonometria; linearização de polinómios trigonométricos.
Horas: 30 | Créditos 1.2
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 70 € | não membro 90 €
Destinatários:
Professores de matemática do ensino básico e secundário.
Objectivos:
Mais informações:
Formadores: Jorge Santos; José Martins; Nívea Martins; Pedro Pimenta.
Tópicos a ser tratados:
- Introdução + Importância do Tema + Metodologia
Parte 1:
- Exploração inicial do software;
- Análise e construção de exemplos propostos:
- Sólidos (Ensino Básico+Ensino Secundário);
- Geometria no Espaço (Ensino Secundário);
- Outros.
Parte 2:
- Construção elaborada
- Interação do Geogebra 3D com a Internet
Metodologia:
Os diferentes temas serão expostos em regime e-learning, em ambiente de classe virtual, usando a plataforma Moodle. A apresentação dos conteúdos será disponibilizada sobre a forma de tutoriais de diversos formatos (texto, hipertexto, vídeo, etc), onde serão apresentados diversos exemplos práticos, dando aos formandos a possibilidade de completar o trabalho com o seu contributo pessoal. Os materiais serão disponibilizados à medida que o curso vai avançando. Em termos comunicação formador-formando e formando-formando, serão valorizadas as formas de comunicação assíncrona, pois permitem ao formando uma melhor gestão dos tempos de acesso online, de pesquisa individual, de estudo e aprofundamento dos conteúdos, e/ou de interação com o formador e os outros formandos. Além disso, permite ao formando um maior envolvimento/flexibilização na participação em discussões e debates, na partilha de recursos, conhecimento e atividades com os seus pares. Terão igualmente lugar sessões síncronas através de web-conferência, chat, controlo remoto, (...), agendadas previamente.
Horas: 25 | Créditos 1
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 70 € | não membro 90 €
Destinatários:
Professores dos grupos 110 e 230
Objectivos:
Aprofundar os conhecimentos dos professores relacionados com a Geometria e Medida no 1º ciclo do ensino básico;
Aprofundar os conhecimentos dos professores relacionados com os conteúdos e capacidades envolvidos na resolução de problemas envolvendo Geometria e Medida;
Construir materiais de apoio à lecionação (planificação de aulas, fichas de atividades, testes de avaliação e outros)
Mais informações:
Temas abordados:
1.º módulo – Figuras Geométricas – Classificação e propriedades – 8,5 horas
2.º módulo – As várias etapas da aprendizagem da noção de medida das grandezas comprimento e área no 1.º ciclo – 8,5 horas
3.º módulo – As várias etapas da aprendizagem da noção de medida das grandezas volume, capacidade e massa no 1.º ciclo – 8 horas
Horas: 25 | Créditos 1
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 70 € | não membro 90 €
Destinatários:
Professores dos Grupos 230 e 500
Objectivos:
Mais informações:
A SPM e a Associação Ludus são parceiras na ação de formação "História da Matemática na Sala de Aula ".
A ação de formação tem a duração de 25 horas, 12 horas de sessões síncronas (trabalho conjunto), 13 horas de trabalho assíncrono (trabalho individual).
Durante esta ação irão ser abordados os temas:
Notas:
Quando decorre?
Decorre de 13/01/2024 a 10/02/2024.
Inscrições: a decorrer até ao dia 12/01/2024.
Preço:
Sócios SPM ou Ludus 70 € | não membro 90 €
Horas: 25 | Créditos 1
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 70 € | não membro 90 €
Destinatários:
Professores dos Grupos 230 e 500.
Objectivos:
Pretende-se conseguir, por parte dos professores:
- O conhecimento das regras de alguns interessantes jogos matemáticos de tabuleiro;
- O conhecimento de algumas estratégias básicas relativas a esses jogos;
- O domínio das várias formas de pensamento rigoroso, que variam de acordo com o jogo matemático em questão, o que permitirá saber eleger os que se adaptam às necessidades de cada grupo de alunos;
- A sensibilização para o potencial que a prática destes jogos pode trazer para o desenvolvimento de aptidões matemáticas e certo tipo de processos mentais.
Mais informações:
A ação consistirá em 12 horas de formação presencial conjunta e 13 horas de formação assíncronas.
As sessões presenciais conjuntas serão teórico-práticas. Serão apresentados diversos exemplos práticos, haverá oportunidade de experimentar os jogos que fazem parte do Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos, dando aos formandos a possibilidade de completar o trabalho com o seu contributo pessoal e experimentação.
Nas sessões assíncronas, os formandos deverão estudar os materiais propostos e desenvolver autonomamente atividades relacionadas com as matérias abordadas nas sessões presenciais conjuntas, recorrendo aos materiais disponibilizados durante essas sessões.
Temas a abordar ao longo desta ação de formação:
Notas:
Quando decorre?
Decorre de 03/02/2024 a 02/03/2024.
As sessões presenciais irão realizar-se no Agrupamento de Escolas D. Filipa de Lencastre, em Lisboa.
Morada: Av. Magalhães Lima, 1000-197 Lisboa
Inscrições: Abertas até ao dia 02/02/2024
Horas: 25 | Créditos 1
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 70 € | não membro 90 €
Destinatários:
Professores dos Grupos 230 e 500
Objectivos:
Os jogos de pensamento puro, bem como alguns quebra-cabeças, têm uma relação muito estreita com a matemática. Ao longo da história muitos dos melhores cientistas recorreram aos jogos para investigar, ensinar ou divulgar conceitos matemáticos. O pensamento rigoroso e criativo é denominador comum à matemática, aos jogos de estratégia e aos jogos lógicos, onde as regras válidas do pensamento se vão clarificando e impondo com naturalidade.
Os jogos, com o seu apelo natural e a sua diversidade são, quando bem escolhidos e abordados, excelentes meios pedagógicos e didáticos. A sua utilização é hoje incontornável. É nosso propósito transmitir um corpo de conhecimentos estruturado, de modo a que os profissionais do ensino dele possam fazer uso com proveito dos alunos, dando especial atenção aos do Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos.
Mais informações:
A SPM e a Associação Ludus são parceiras na ação de formação "Jogos, Lógica e Matemática".
A ação de formação tem a duração de 25 horas, 12 horas de sessões síncronas (trabalho conjunto), 13 horas de trabalho assíncrono (trabalho individual).
Durante esta ação irão ser abordados os temas:
- Introdução: O que são jogos e o que são os jogos matemáticos;
- Jogos do Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos;
- Stomachion (Arquimedes) e a Combinatória;
- Anéis Chineses (Piacioli) e os Códigos de Hamming;
- As Pontes de Koenigsberg (Euler), o Icosiano (Hamilton) e a Teoria dos Grafos;
- As Torres de Hanoi (Lucas) e recursão;
- O Cubo de Rubik e a Teoria dos Grupos;
- Os jogos lógicos: paradoxos e operações lógicas. Os jogos lógicos de Raymond Smullyan;
- Martin Gardner e a sua coluna no Scientific American.
Quando decorre?
Decorrerá de 19/10/2024 a 02/11/2024.
Preço:
Sócios SPM ou Ludus 70 € | não membro 90 €
Horas: 25 | Créditos 1
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 70 € | não membro 90 €
Destinatários:
Professores de matemática do ensino básico e secundário.
Objectivos:
Mais informações:
Formadores: César Silva, Silvério Rosa.
Tópicos a ser tratados:
Horas: 25 | Créditos 1
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 70 € | não membro 90 €
Destinatários:
Professores dos grupos 230 e 500.
Objectivos:
Mais informações:
Tópicos a ser tratados:
• Números e operações
• Sequências e sucessões
• Modelos matemáticos
• Teoria das eleições
• Funções
• Probabilidades
Conteúdos transversais de excel:
• Inserção e formatação de dados/células
• Formatação de células e tabelas
• Referências absolutas e mistas
• Validação de dados e proteção de células
• Fórmulas
• Formatação condicional
• Gráficos
• Procura indexada
• Introdução à programação VBA
Quando decorre?
A decorrer de 30/04/2024 a 04/06/2024.
Inscrições: Abertas até ao dia 29/04/2024
Preço:
Sócios SPM 70 € | não membro 90 €
Horas: 25 | Créditos 1
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 70 € | não membro 90 €
Destinatários:
Professores de Matemática do Ensino Básico e Secundário (Grupos 230 e 500)
Objectivos:
Mais informações:
Formadores: Jorge Santos; José Martins; Pedro Pimenta
Tópicos a ser tratados:
Introdução + Importância do tema + Planificação dos trabalhos
Parte 1: Exploração inicial do software
Análise e construção de exemplos propostos - na estatística - nas MACS - nas probabilidades - em outros temas
Parte 2: Construção elaborada Utilização do Excel no dia-a-dia do professor
Metodologia:
Os diferentes temas serão expostos em aulas teórico-práticas. Serão apresentados diversos exemplos práticos, dando aos formandos a possibilidade de completar o trabalho com o seu contributo pessoal.
Horas: 25 | Créditos 1
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 70 € | não membro 90 €
Destinatários:
Professores dos Grupos 230 e 500
Objectivos:
Esta ação pretende que os formandos enriqueçam as suas capacidades pedagógicas e didáticas mediante a utilização da Matemática Recreativa. Esta, com os seus problemas e atividades apelativas, está naturalmente indicada para motivar o interesse dos estudantes. Como instituição especialmente vocacionada para esta área, a Associação Ludus propõe esta ação, que considera de grande alcance matemático, pedagógico e cultural.
Pretende-se conseguir, por parte dos professores: o enriquecimento científico, pedagógico e cultural relativo à Matemática Recreativa e seu enquadramento histórico; a autonomia pedagógica para auxiliar os alunos a compreender a matemática e a atingir melhor desempenho; a sensibilização para o potencial da Matemática Recreativa no ensino e aprendizagem desta disciplina.
Mais informações:
A SPM e a Associação Ludus são parceiras na ação de formação "Matemática Recreativa".
A ação de formação tem a duração de 25 horas, 12 horas de sessões síncronas (trabalho conjunto), 13 horas de trabalho assíncrono (trabalho individual).
A Matemática Recreativa é o conjunto dos resultados, problemas, métodos e ideias matemáticas que, se bem que objeto da atenção dos profissionais, podem ser apreciadas por muitos mais. A História deu-nos vários exemplos em que a recreação e a seriedade se combinam: a teoria das probabilidades nasceu da análise, a pedido de jogadores, dos jogos de azar; a teoria de grafos tem o seu ponto de partida no estudo que Euler realizou sobre o puzzle ‘As Pontes de Koenigsberg’. Alguns problemas, apesar de serem extremamente difíceis, têm enunciados fáceis de compreender, constituindo grande parte da Matemática Recreativa. Por exemplo, números perfeitos são os que igualam a soma dos seus divisores, como o 6 (6=1+2+3). Há números perfeitos ímpares? Há uma infinidade de números perfeitos? Estas questões são talvez as mais antigas da matemática, e continuam sem resposta.
- O Papiro de Rhind. A numeração binária e a sua aplicação na aritmética egípcia. Os problemas recreativos do papiro. As fracções unitárias. A “quadratura do círculo” de Ahmes.
- As colecções de problemas. Alcuíno, Fibonacci, Luca Pacioli, Bachet, Lucas.
- As pontes de Koenigsberg, o Jogo Icosiano e as respectivas ligações à teoria de grafos.
- Martin Gardner: análise de alguns capítulos dos seus livros.
Notas:
Quando decorre?
A decorrer de 09/11/2024 a 30/11/2024.
Cronograma das sessões síncronas:
Inscrições: Abertas até ao dia 07/11/2024
Preço:
Sócios SPM ou Ludus 70 € | não membro 90 €
Horas: 25 | Créditos 1
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 70 € | não membro 90 €
Destinatários:
Professores dos Grupos 230 e 500.
Objectivos:
Enriquecer as capacidades pedagógicas e didáticas dos formandos, facilitando-lhes uma articulação eficaz de vários temas (considerados nos documentos orientadores do ensino básico e secundário), mediante a utilização da Matemática Recreativa. Esta, com os seus problemas e atividades apelativas, está naturalmente indicada para motivar o interesse dos estudantes. É uma formação de grande alcance matemático, pedagógico e cultural, pretendendo conseguir, por parte dos professores: o enriquecimento científico, pedagógico e cultural relativo à Matemática Recreativa e seu enquadramento histórico; a autonomia pedagógica para auxiliar os alunos a compreender a matemática e a atingir melhor desempenho; a sensibilização para o potencial da Matemática Recreativa no ensino e aprendizagem desta disciplina, desenvolvendo capacidades inerentes à Resolução de Problemas e ao Raciocínio Matemático (atividades centrais da matemática e transversais a todos os anos Ensino Básico, especialmente nos 2.º e 3.º ciclos).
Mais informações:
A ação de formação está concebida para um número total de 25 horas ( 12 horas síncronas+13 horas assíncronas), durante as quais se abordará os seguintes temas:
- Os métodos de cálculo numérico através dos tempos: as mesas de cálculo (na Grécia, em Roma, na China) e os ábacos (inca, chinês, japonês, russo).
- Os Quebra-cabeças mais relevantes da Matemática: O Sudoku, A Torre de Hanói, Os Anéis Chineses, O 15 de Sam Loyd, O Cubo de Rubik.
- O Teorema das quatro Cores. Martin Gardner: análise de alguns capítulos dos seus livros.
Notas:
Quando decorre?
Irá decorrer de 20/04/2024 a 11/05/2024.
Inscrições : A decorrer até ao dia 19/04/2024.
Horas: 25 | Créditos 1
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 70 € | não membro 90 €
Destinatários:
Professores de matemática do ensino básico e secundário.
Objectivos:
Mais informações:
Formadores: Cátia Dias; Rogério Serôdio.
Tópicos a ser tratados:1) Introdução: conceitos básicos sobre o software; 2) Funções matemáticas e algoritmos; 3) Visualizações e gráficos; 4) Análise de dados.
Horas: 6 | Créditos 0.24
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 17 € | não membro 22 €
Destinatários:
Professores de Matemática do 3.º ciclo e secundário
Objectivos:
Mais informações:
Temas Abordados
- Apresentação do Programa e Metas Curriculares
- Radicais e potências de expoente racional
- Atividades Práticas de Implementação do domínio Álgebra 10
- Funções Reais de Variável Real
- Atividades Práticas de Implementação do domínio Funções Reais de Variável Real 10
Horas: 30 | Créditos 1.2
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 70 € | não membro 90 €
Destinatários:
Professores dos Grupos 230, 500
Objectivos:
1 - Refletir sobre a integração do blended learning e da estratégia de gamificação nas práticas pedagógicas.
2 - Explorar as apps MILAGE APRENDER+ e MILAGE APRENDER+ Professores.
3 – Incentivar os docentes a promoverem a motivação dos alunos para o estudo da Matemática, a aprendizagemautónoma e a aprendizagem ativa e a tirarem partido das TIC na aprendizagem.
4 – Promover a autoavaliação, a avaliação formativa, a avaliação por pares e a diferenciação pedagógica.
5 - Elaborar e aplicar atividades pedagógicas direcionadas para a aprendizagem dos alunos, apostando na resoluçãoautónoma de exercícios/problemas de Matemática.
6 – Estimular a inclusão do blended learning nas práticas pedagógicas.
Mais informações:
Pretende-se explorar a app MILAGE APRENDER+ para dispositivos móveis que visa melhorar o desempenho dos alunos na disciplina de Matemática, estendendo o ambiente de aprendizagem da sala de aula tradicional para uma salade aula virtual, num sistema de aprendizagem misto (blended-learning), para manter os alunos motivados para aprender pela exploração motivadora de ferramentas suportadas pelas TIC. A app inclui um esquema de autoavaliação e de avaliação pelos pares que visa estimular o trabalho autónomo do aluno, a aprendizagem ativa e a avaliação formativa. Será também explorada a aplicação MILAGE APRENDER+ Professores que permite que os docentes monitorizem todo o desempenho dos seus alunos na aplicação e que se associem ao desenvolvimento de conteúdos para o ensino.
Preço:
Sócios SPM 70 € | Não sócios 90 €
Horas: 3 | Créditos 0.12
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 10 € | não membro 12.5 €
Destinatários:
Professores de Matemática do secundário (grupo 500)
Objectivos:
Mais informações:
Temas Abordados
Horas: 25 | Créditos 1
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 70 € | não membro 90 €
Destinatários:
Professores dos grupos 110 e 230 do Ensino Básico
Objectivos:
Mais informações:
Temas abordados:
1.º módulo - Noção de medida e números racionais
- Introdução
- A construção da noção de Medida;
- A insuficiência dos números naturais;
- Dividir a unidade e medir com frações;
- Problemas de aplicação;
- Construção de materiais de apoio.
2.º módulo -Frações equivalentes e adição e subtração de números racionais
- Frações equivalentes;
- Frações equivalentes e conversões no sistema métrico;
- A adição e a subtração de números racionais representados na forma de fração e na forma decimal;
- Problemas de aplicação;
- Construção de materiais de apoio.
3.º módulo - Operações de multiplicação e divisão de números racionais
- Multiplicação e divisão de números racionais por naturais e por racionais na forma de fração unitária;
- Algoritmos envolvendo números racionais;
- Problemas envolvendo áreas e volumes;
- Construção de materiais de apoio.
Horas: 25 | Créditos 1
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 70 € | não membro 90 €
Destinatários:
Professores dos Grupos 110 e 230.
Objectivos:
Mais informações:
A formação será dividida em 12 horas síncronas e 13 horas assíncronas, as sessões síncronas serão realizadas através de videoconferência.
Nota:
Quando decorre?
A iniciar em fevereiro de 2024.
Horas: 25 | Créditos 1
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 70 € | não membro 90 €
Destinatários:
Professores dos Grupos 110 e 230
Objectivos:
Mais informações:
A ação tem a duração de 25 horas:
Nota:
Quando decorre?
A iniciar em fevereiro de 2024.
Horas: 25 | Créditos 1
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 70 € | não membro 90 €
Destinatários:
Professores do Ensino Básico e Secundário Duração do curso: 25 horas (1 crédito)
Objectivos:
Mais informações:
Temas Abordados:
1.º Módulo – Introdução ao SPSS
Introdução ao SPSS: Ambiente de Trabalho. Descrição dos vários menus do SPSS. Como criar uma base de dados no SPSS: a opção Variable view e Data view. Como importar uma base de dados do Excel. Transformação e criação de variáveis. Seleção de observações num ficheiro de dados.
2.º Módulo – Estatística Descritiva
Estatística Descritiva: Medidas de localização; Média; Mediana; Moda; Quantis; Medidas de dispersão: Variância; Desvio padrão; Amplitude; Amplitude interquartil; Medidas de forma: Coeficiente de assimetria; Coeficiente de achatamento. Gráficos e sua interpretação: Scaterplot, Boxplot, Histograma e Steam and Leaf (caule e folhas); Dados bivariados: Correlação e Regressão Linear Simples. Resolução de problemas contextualizados com utilização do SPSS.
3.º Módulo – Análise Univariada de Dados
Conceito de probabilidade; Distribuições amostrais; Estimação paramétrica; Testes de hipóteses paramétricos. Resolução de problemas contextualizados com utilização do SPSS.
Horas: 25 | Créditos 1
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 70 € | não membro 90 €
Destinatários:
Professores de Matemática do Ensino Básico e Secundário
Objectivos:
Pretende-se dar a conhecer aos docentes diversas técnicas pedagógicas, assim como fornecer novos materiais, que permitam abordar diferentes conteúdos programáticos das disciplinas da área da Matemática de forma lúdica mas com evidente aplicação prática, e ainda desenvolver projectos que envolvam esses conteúdos, nomeadamente em relação aos quatro tópicos seguintes:
- Aplicações de Geometria;
- Pensamento Lógico;
- Raciocínio e Cálculo;
- Optimização em Redes e Grafos.
Mais informações:
Formadores: Fátima Rodrigues, Maria do Céu Soares, Nelson Chibeles Martins
Tópicos a ser tratados:
1) Aplicações de Geometria;
i) Construção de Frisos;
ii) Origami Geométrico.
2) Pensamento Lógico
i) Enigmas Lógicos;
ii) Puzzlese Quebra-Cabeças.
3) Raciocínio e Cálculo
i) Problemas Numéricos;
ii) Problemas Combinatórios;
iii) Problemas Processuais.
4) Optimização em Redes e Grafos
i) Noções básicas de Teoria de Grafos e Aplicações;
ii) O problema do Caminho Mais Curto e da Árvore de Suporte de Custo Mínimo;
iii) O Problema do Carteiro Chinês e do Caixeiro-viajante.
5) Elaboração e discussão dos trabalhos finais
Horas: 25 | Créditos 1
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 70 € | não membro 90 €
Destinatários:
Professores dos grupos 110 e 230
Objectivos:
Mais informações:
Formadores: Carlos Grosso, Pedro Pimenta
A ação de formação está concebida para um número total de 25 horas, durante as quais se abordará os seguintes temas:
1.º módulo – Introdução e Problemas de um ou mais passos envolvendo situaçõoes de juntar, acrescentar, retirar, comparar ou completar
2.º módulo – Problemas de um ou mais passos envolvendo situaçõoes multiplicativas nos sentidos aditivo e combinatório ou de partilha equitativa e de agrupamento
3º módulo – Problemas de vários passos envolvendo números naturais e as quatro operações ou envolvendo números racionais e as quatro operações
Horas: 4 | Créditos 0.16
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 0 € | não membro 0 €
Destinatários:
Objectivos:
Mais informações:
Formador: Maria do Céu Soares (Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Nova de Lisboa)
Nesta sessão apresentaremos uma faceta diferente e divertida da Matemática, explorando um leque variado e abrangente de truques de magia de fundamentação matemática. Usaremos cartas, cordas, peças de dominó, dados, varinha mágica, cartola e, naturalmente, um coelho. Ao expor a matemática inerente a cada uma dessas “magias” pretende-se evidenciar a magia da matemática, estimulando assim o gosto e o interesse por esta ciência.
Horas: 4 | Créditos 0.16
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 0 € | não membro 0 €
Destinatários:
Objectivos:
Mais informações:
Formador: Maria do Céu Soares (Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Nova de Lisboa)
Nesta sessão apresentaremos o trabalho desenvolvido pelo ClubeMath, o Clube de Matemática da FCT/UNL nas suas várias vertentes: junto dos associados, das suas famílias, dos seus professores, e da comunidade em geral. Falaremos das atividades lúdicas desenvolvidas no âmbito do Clube que, envolvendo sempre conceitos ou procedimentos matemáticos, contribuem para desmistificar esta disciplina e promover o sucesso educativo dos jovens associados. Em particular, serão apresentados alguns jogos matemáticos já desenvolvidos durante as atividades regulares do Clube, e que servem não só como ferramenta pedagógica mas também como um excelente veículo para despertar e sensibilizar para a matemática. A sessão terminará com uma apresentação prática de um desses jogos.
Horas: 4 | Créditos 0.16
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 0 € | não membro 0 €
Destinatários:
Objectivos:
Mais informações:
Formadores: Maria da Graça Marques e Marília Pires (Departamento de Matemática, FCT - Universidade do Algarve)
O objetivo desta sessão de formação é apresentar algumas técnicas pouco divulgadas que podem ser utilizadas como motivação de temas de geometria. Embora sejam técnicas que poderão ser aplicadas por professores em contexto escolar, são interessantes para qualquer pessoa e a sessão não requer formação prévia especializada.
Numa primeira parte serão trabalhadas técnicas de modelagem de balões que permitem, de um modo muito atrativo e lúdico, fazer uma ligação entre grafos e poliedros. Esta ligação pode ser vista como uma aplicação da teoria de grafos mas, simultaneamente, estimula os estudantes a compreenderem verdadeiramente as ideias subjacentes a conceitos estudados, tais como caminho ou circuito de Euler. Para alunos mais novos a modelagem de balões pode ser simplesmente aplicada no trabalho com poliedros.
Na segunda parte serão utilizadas técnicas de origami modular, com aplicações a problemas de geometria no espaço, que se têm revelado muito motivadoras para jovens.
Será ainda apresentada uma abordagem original ao tema da planificação de sólidos.
Materiais que serão usados: cartolina; papel; tesoura; guita; balões de modelagem e bombas de encher balões.
Nota: Todos os materiais serão fornecidos aos participantes.
Horas: 4 | Créditos 0.16
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 0 € | não membro 0 €
Destinatários:
Objectivos:
Mais informações:
Formador: Margarida Matias Pinto - Sociedade Portuguesa de Matemática
O potencial do Excel no dia-a-dia é enorme. O objetivo desta sessão de formação consiste em apresentar algumas técnicas e trabalhar pequenos truques (alguns não tão pequenos quanto isso) que são uma grande ajuda na sala de aula, mas também no dia-a-dia.
As técnicas que serão trabalhadas durante a sessão de formação terão como finalidade facilitar a leitura de tabelas ou gráficos, comparar resultados, acelerar o trabalho e/ou melhorar o aspeto de uma apresentação.
Embora sejam técnicas que poderão ser aplicadas por professores em contexto escolar, são interessantes para qualquer pessoa, pelo que a sessão está aberta à comunidade educativa em geral.
Horas: 4 | Créditos 0.16
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 0 € | não membro 0 €
Destinatários:
Objectivos:
Esta sessão tem como objetivo fornecer aos destinatários ferramentas que apoiem o desenvolvimento de projetos criativos na área da Matemática e que lhes permitam adquirir uma base de trabalho na dinamização de grupos de crianças e jovens na tarefa exploratória da Matemática. Especificamente, pretende-se desenvolver atividades lúdicas que envolvam a exploração de conceitos de redes e grafos e respetiva otimização. Os conceitos abordados e algoritmos desenvolvidos são facilmente explorados pelos alunos e focar-se-ão em problemas que simulam situações reais.
Mais informações:
Formador: Nelson Chibeles Martins (Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa)
Tópicos abordados:
Horas: 3 | Créditos 0.12
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 6 € | não membro 10 €
Destinatários:
Professores de todos os Ciclos de Ensino.
Objectivos:
Neste workshop, exploraremos o potencial revolucionário do ChatGPT na pedagogia e na sala de aula. Desde a compreensão dos fundamentos deste poderoso modelo de Inteligência Artificial (IA) até a sua aplicação prática no ensino, iremos aprofundar como o ChatGPT pode ser usado para melhorar a experiência de ensino e aprendizagem. Além disso, discutiremos os desafios potenciais e as salvaguardas necessárias para garantir um uso eficaz e seguro deste recurso na Educação.
Mais informações:
Quando decorre?
Realiza-se no dia 29/11/2023, das 18h00 às 21h00.
Inscrições: Abertas até ao dia 28/11/2023 (Vagas limitadas)
Quanto custa?
Sócios SPM
Sem certificado…...................................4€
Com certificado .................................6€
Não Sócio SPM:
Sem certificado…...................................6€
Com certificado .................................10€
Horas: 3 | Créditos 0.12
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 6 € | não membro 10 €
Destinatários:
Professores de todos os Ciclos de Ensino, Pais e Público em geral
Objectivos:
Tentaremos mostrar como a prática dos jogos abstractos induz e promove o pensamento rigoroso e criativo próprio da matemática.
Usando a via lúdica, os jogos matemáticos promovem a arte e o ofício de bem pensar.
Mais informações:
Horas: 3 | Créditos 0.12
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 6 € | não membro 10 €
Destinatários:
Professores de todos os Ciclos de Ensino, Professores de Matemática, Física (Astronomia), História, Português, Pais e Educadores
Objectivos:
Mais informações:
Só em meados do século XVIII, com o cronómetro H4 de John Harrison, ficaria definitivamente resolvido o problema da determinação da longitude. No entanto, já no século XVI, portugueses e espanhóis mantinham carreiras regulares entre a Europa, a Ásia e as Américas, usando apenas o Sol e as estrelas como guias. Já nessa altura, a latitude era facilmente determinada a partir da observação da Estrela Polar no Hemisfério Norte, do Cruzeiro do Sul no Hemisfério Sul, ou do Sol na sua passagem meridiana a norte e a sul do Equador. Mas que cálculos eram feitos a bordo, que permitiam determinar a posição de uma caravela em alto mar apenas a partir da observação de astros a tão grande distância no espaço? E porque é que as resoluções dos problemas da latitude e da longitude ficaram separadas no tempo por mais de dois séculos? |
Horas: 3 | Créditos 0.12
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 6 € | não membro 10 €
Destinatários:
Professores de todos os Ciclos de Ensino, Pais e Público em Geral.
Objectivos:
Mais informações:
Porque é que a matemática é vista como um "bicho-papão"? O que torna a matemática diferente das outras áreas? É possível ensinar matemática de forma cativante? Qual é o papel da divulgação de matemática no ensino formal?
Para o bem e para o mal, a matemática mexe com as pessoas. Neste webinar vamos tentar perceber, mais concretamente, como é que ela mexe connosco! Falaremos de técnicas de comunicação de ciência e de como as actividades de divulgação podem contribuir para a mudança da imagem da matemática.
|
Horas: 3 | Créditos 0.12
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 6 € | não membro 10 €
Destinatários:
Professores de todos os Ciclos de Ensino, Pais e Público em geral.
Objectivos:
Mais informações:
Resumo: Veremos como os jogos, e actividades conexas, contribuem positivamente para a formação dos estudantes. Daremos especial atenção aos jogos matemáticos de tabuleiro, nomeadamente aos que fazem parte da edição 17 do CNJM.
Notas:
Quando decorre?
Realiza-se no dia 08/02/2024, das 18h00 às 21h00.
Inscrições: Abertas de 18/01/2024 ao dia 07/02/2024.
Quanto custa?
Sócios SPM
Sem certificado…...................................4€
Com certificado .................................6€
Não Sócio SPM:
Sem certificado…...................................6€
Com certificado .................................10€
Horas: 3 | Créditos 0.12
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 6 € | não membro 10 €
Destinatários:
Professores de Todos os Ciclos de Ensino, Pais e Educadores.
Objectivos:
Mais informações:
Reflexão, translação, rotação são termos usados frequentemente em matemática e associados em geral ao sentido da visão: vitrais, azulejos, ladrilhos são exemplos que apresentamos para clari?car tais conceitos junto dos nossos alunos.
É, no entanto, possível exempli?car os mesmos conceitos usando o sentido da audição. Se no primeiro caso as coordenadas x e y do plano são, por exemplo, a largura e a altura de uma janela em vitral, no segundo caso as variáveis passam a ser respectivamente o tempo e a altura do som, e em vez da visão, são necessárias a audição e a memória para reconhecer uma re?exão ou uma translação.
Músicos e compositores conhecem bem estes conceitos e usam-nos com rigor e engenho. Nesta sessão vamos analisar vários exemplos musicais de diversas épocas e estilos bem como a sua tradução para linguagem matemática, analisando composições que vão desde o canto gregoriano do Século VII a Jacques Brel do Século XX, passando pela jovialidade de Mozart e pelo génio de Bach do Século XVIII.
Horas: 3 | Créditos 0.12
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 6 € | não membro 10 €
Destinatários:
Professores de todas as disciplinas (não só de matemática) dos Ensino Básico e Secundário, Professores Universitários, Professores do Ensino Especial, Alunos.
Objectivos:
o Importação de dados para o Power BI Desktop
o Transformação de dados no Power BI Desktop
o Modelação de dados no Power BI Desktop.
o Criação de visuais no Power BI Desktop
o Utilizar o Power BI Service
Mais informações:
O Power BI é uma poderosa ferramenta que permite a comunicação e exploração de informação de forma interativa e dinâmica. Permite, com uma enorme facilidade, a importação de dados de praticamente todas as fontes existentes, a sua transformação, a sua modelação, a sua visualização através de visuais interativos e a sua partilha em todos os dispositivos. Nos dias de hoje não basta termos dados/informação, é preciso saber comunicá-la eficientemente. O Power BI já incorpora diversas ferramentas de inteligência artificial e de machine learning prontas para serem usadas por todos os utilizadores. |
Horas: 3 | Créditos 0.12
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 6 € | não membro 10 €
Destinatários:
Professores de todos os ciclos e Público em geral
Objectivos:
Mais informações:
A Sociedade Portuguesa de Matemática, no âmbito da sua missão, tem a longa tradição de desenvolver um trabalho regular na área do ensino, incrementando o desenvolvimento de atividades e programas que possam contribuir para melhorar a educação no geral.
Entre as novas atividades, programámos para todos os sábados, até meados de julho, webinars com temas variados. Todas as semanas trataremos de um assunto que tem como público alvo professores, assim como, pais ou profissionais de áreas específicas que sobre esses temas possam ter interesse geral ou profissional.
Durante este primeiro webinar temos um painel de especialistas que vão analisar vários temas que no momento merecem a nossa atenção. Temos em vista, para além de realizar um debate de ideias, apresentar ao nosso grande público as nossas iniciativas - as nossas respostas – parte dos que connosco colaboram, contando com o olhar deste painel de especialista.