Jorge Almeida é professor catedrático do Departamento de Matemática da Universidade do Porto desde 1991. Doutorou-se em Matemática pela Universidade Estadual da Pensilvânia, nos EUA, em 1982, sob orientação de G. Lallement e fez o Pós-Doutoramento em Matemática e Estatística na Universidade de Simon Fraser, no Canadá, nos dois anos letivos seguintes.
Cedo se tornou uma das grandes referências mundiais no campo da Teoria dos Semigrupos Finitos, alargando o seu trabalho a áreas como a Informática Teórica ou os Sistemas Dinâmicos. Devemos-lhe algumas das ideias mais profundas da teoria, que abriram novas linhas de investigação e a impulsionaram em direções insuspeitadas, garante Pedro Silva, da Universidade do Porto.
A par com Gracinda Gomes, o trabalho de Jorge Almeida tem tido um impacto a nível nacional verdadeiramente extraordinário, pelo seu contributo para criar e desenvolver o que se conhece hoje como a escola portuguesa de semigrupos. Ambos formaram gerações de semigrupistas que foram atraídos para a área pelo seu exemplo e dedicação.
Jorge Almeida é membro do conselho editorial do Boletim da Sociedade Portuguesa de Matemática e editor da Portugaliae Mathematica, do International Journal of Algebra and Computation e do Semigroup Forum.
Desenvolveu ferramentas para lidar com apresentações de semigrupos disponibilizando-as a quem delas pudesse beneficiar.
É autor de uma centena de artigos de investigação e publicou alguns livros como Semigroups, Automata and Languages, de 1996, Profinite Semigroups and Symbolic Dynamics, de 2020, e ainda Finite Semigroups and Universal Algebra", de 1995, uma referência obrigatória em universidades de todo o mundo, obra inicialmente publicada em português (1991) e que por isso levou alguns dos mais prestigiados investigadores estrangeiros a aprender a língua só para o conseguirem ler.
Jorge Almeida teve imensos alunos de doutoramento, muitos com teses e trabalhos premiados, e que ocupam hoje posições de carreira um pouco por todo o país.
A Assembleia Geral da SPM, que decorreu no dia 29 de março de 2022, distinguiu o Professor Jorge Almeida elegendo-o sócio honorário pelo impacto que, em conjunto com Gracinda Gomes, teve e continua a ter na matemática em Portugal e na vida profissional de muitos matemáticos.