8ª História/2º Episódio de Contos de 3º Grau por Filipe Oliveira

Contos de 3º Grau - Matemática
8º Episódio: Contos de 3º Grau - 2ª Parte por Filipe Oliveira
A Herança

          

          Clube de Matemática SPM


Título: A Herança…


1ª Parte por José Carlos Santos - Dia 1

O Filipe estava bastante apreensivo. Tinha sempre tido muito boa opinião do professor Moreira, quer como pessoa quer como cientista. Mas também tinha consciência que nunca tinham tido muito contacto um com o outro, o que era natural dada a diferença de idades e de trabalharem em áreas científicas distintas — o Filipe era matemático e o professor Moreira era físico, embora fosse engenheiro de formação. A morte do professor entristecera o Filipe, mas nem pensara muito nisso. Aliás, nem lhe ocorrera ir ao funeral. Por isso, foi um choque descobrir que o professor Moreira o tinha mencionado no seu testamento. 
O que quer fosse que o professor Moreira lhe tinha deixado estava num anexo da casa dele. Os termos do testamento eram claros: o conteúdo do anexo passava ser do Filipe, mas não o anexo em si, que seria agora propriedade da única sobrinha do professor Moreira, Maria Luisa, que também herdava a casa. Quando o Filipe entrou no anexo pela primeira vez, abriu um envelope entregue por ela. «Caro Filipe» — começava a carta — «Se estás a ler isto é porque já não me encontro entre os vivos. Quero que saibas que te nomeei herdeiro da minha obra-prima pois sei que, dos meus conhecidos, és o único capaz de apreciar devidamente o seu valor.»

2ª Parte por Filipe Oliveira - Dia 6

Filipe parou de ler imediatamente, confuso com a situação. De que se trataria? De uma descoberta científica? O Professor Moreira tinha inúmeros amigos e colaboradores: físicos, matemáticos ou químicos, com bem mais prestígio e capacidade do que Filipe. E que conhecia certamente melhor. Tratar-se-ia então de um outro tipo de «obra prima»? Uma peça artística? Um ensaio autobiográfico? Também nada disto fazia sentido.
Maria Luísa notou o ar perplexo de Filipe.
-Professor Filipe, não se ponha assim...Sabe  que o meu tio falava-me muito de si. Talvez por ser da minha idade e por eu ser uma pessoa bastante solitária. Penso que o usava como exemplo para me mostrar que a minha vida não tinha de ser como é...
- Desculpe...não fazia ideia..., respondeu Filipe. Até ontem nem sabia que o Professor Moreira tinha uma sobrinha. Talvez mais logo venha explorar este anexo, para já estou a precisar de ir dar uma volta. Gostaria de me acompanhar? Conheço muito mal a Foz, mas parece-me um sítio muito simpático.
-Concerteza, vamos um pouco até à praia, este anexo também me está a colocar mal disposta, pode esperar mais um pouco.


3ª Parte José veiga de Faria - Dia 11


4ª Parte por Sílvio Gama - Dia 16


5ª Parte por Paulo Correia - Dia 21


6ª Parte por Carlos Marinho - Dia 26 - Fim do Episódio


 


Os contos de 3º grau é uma rubrica escrita por episódios por 6 matemáticos. De cindo em cinco dias, um episódio. No final de cada mês temos o fim da história. Desde fevereiro até julho foram escritas 6 histórias todas diferentes com finais sempre surpreendentes. Leia ou releia nas férias estes contos e ria-se com a matemática de cada conto. 


Recorde Aqui:

                       
    
 7º Episódio - A Descoberta (Leia Aqui)    
                       
   6º Episódio - Apenas Acaso, provavelmente (Leia Aqui)
                                        

                       
  5º Episódio - A Jornalista dos Emigrantes 2013 (Leia Aqui)
                                        

                        
 4º Episódio - Tempos Felizes (Leia Aqui)
                                        

         3º Episódio - O Impacto (Leia Aqui)                                       
        
2º Episódio - A Caçada (Leia Aqui)                                      

         1º Episódio - A Folha de Excel (Leia Aqui)     
Publicado/editado: 06/10/2013