Exposição Nacional associada ao projeto europeu MIMa

Vai ser inaugurada no próximo dia 12 de setembro, às 15h, na sala Multiusos da Biblioteca da FCT/UNL, a Exposição Nacional associada ao projeto europeu MIMa - Mathematics in the Making (Nº 539872-LLP-1-2013-1-IT-COMENIUS-CMP).
 
Em Portugal, o projeto envolveu, no passado ano letivo, 749 alunos de 12 escolas dos distritos de Lisboa e Setúbal.
 
Nesta exposição poderão ser visualizadas as peças matemáticas e os objectos manipuláveis produzidos pelos alunos e os testemunhos fotográficos da implementação das 10 actividades MiMa nas escolas.
 
A exposição, de entrada livre, estará patente ao público de 12 a 30 de setembro, durante os dias úteis, das 9h às 20h.
 
-----------------------------------------------------------
 
Explicação das atividades:
 

Experiências com Dados: através da manipulação de dados normais e especiais (dados de Efron), explora-se o conceito matemático de probabilidade, de acontecimentos prováveis e improváveis;

Labirintos Lógicos: os alunos controem os seus próprios labirintos, imaginando e definindo as regras a seguir para encontrar o caminho correto;

Triângulos Coloridos: esta atividade permite a exploração da geometria no plano, quer por pavimentações e criação de figuras com triângulos equiláteros, quer por pavimentações estilo Escher,

Frisos: esta atividade permite a exploração das isometrias no plano e construção dos 7 tipos de frisos;

Bola de Futebol Matemática: nesta atividade exploram-se os cinco sólidos platónicos e a truncatura do icosaedro levando à construção, em cartolina, de um icosaedro truncado (uma bola de futebol);

Colmeia Matemática: através da construção de um cubo e das seis pirâmides adequadas ao mesmo constrói-se um sólido que compacta o espaço, o dodecaedro rômbico (favos das colmeias);

Explorando Cubóides: relaciona-se um paralelepípedo com as suas possíveis planificações, exploram-se as 11 planificações do cubo; vários problemas de caminhos entre dois vértices, pelas arestas, em 3D e 2D, podem ser apresentados;

Trilhos Matemáticos: observação de propriedades matemáticas em objectos quotidianos e identificação de conteúdos matemáticos na zona envolvente do espaço escolar permitindo a criação de jogos e trilhos de exploração do exterior;

Modelação do Sistema Solar: trabalha-se a noção de escala e a manipulação de grandes números construindo-se um modelo do sistema solar contendo o sol e os planetas interiores, à escala, quer de distâncias quer de tamanhos relativos;

Relógios de Sol: através da construção de relógios de Sol exploram-se medidas de tempo e comprimento, noção de latitude, utilização de bússola, observação e compreensão da posição, movimento e comprimento da sombra.

Para mais informações, consulte:

http://mathematicsinthemaking.eu



Publicado/editado: 09/09/2015