Portugueses no Chile para Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática

As 31ªs Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática (OIAM) arrancam este fim-de-semana em Antofagasta, no Chile, onde, até 1 de outubro, perto de uma centena de jovens de cerca de 20 países da América Latina e Península Ibérica usarão a criatividade e o raciocínio matemático para conquistar um lugar de destaque nesta competição.

A equipa portuguesa é composta por Alberto Pacheco (Colégio Paulo VI, Gondomar), que já conquistou uma medalha de bronze nas OIAM, por Gonçalo Paredes (Escola Secundária de Avelar Brotero, Coimbra), por Manuel Cabral (Colégio Valsassina, Lisboa) e por Maria Matilde Silva (Colégio Rainha Santa Isabel, Coimbra). Os quatro olímpicos partiram esta tarde para o Chile e regressam a 2 de outubro, domingo, dia em que aterram no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, pelas 7h35 min.

A participação de Portugal nas OIAM é organizada pela Sociedade Portuguesa de Matemática, e a preparação dos alunos é assegurada pelo Projeto Delfos, do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra. O Ministério da Educação, a Ciência Viva, o Novo Banco, a Fundação Calouste Gulbenkian e a Pathena apoiam a realização das Olimpíadas.

Os alunos que queiram vir a ocupar um lugar nas equipas que representam Portugal nas competições internacionais deverão começar por participar nas XXXIV Olimpíadas Portuguesas de Matemática (OPM). As inscrições estão abertas até 31 de outubro, em http://www.olimpiadas.spm.pt.


Para mais informações, contactar:
Gabinete de Imprensa da SPM: Ana Figueiredo e Sílvia Dias, 21 795 1219 / 960 131 220, imprensa@spm.p
Coordenador Geral das Olimpíadas: Prof. Luís Merca Fernandes, 914 591 305,luism@ipt.pt
Responsável da Direção da SPM: Prof. Joana Teles, 969 036 147, jteles@mat.uc.pt

Ligações úteis:

OIAM 2016: http://31olimpiadaiberoamericana.ucn.cl/
OPM: http://www.olimpiadas.spm.pt/

 



Publicado/editado: 23/09/2016