O matemático alemão Leopold Kronecker nasceu a 7 de dezembro de 1823

Vida e Obra de...

o matemático alemão Leopold Kronecker nasceu a 7 de dezembro de 1823

    Clube de Matemática SPM




Leopold Kronecker nasceu em Legnica a 7 de dezembro de 1823. Filho de Isidor Kronecker, um homem de negócios bem sucedido e de Johanna Prausnitzer, oriunda de uma família rica, deram ao jovem Leopold uma vida sem problemas. 


Kronecker tornou-se um promissor estudante na Universidade de Berlim, em 1841, onde estudou com Dirichlet e Steiner. Ele não se limitou ao estudo da matemática, estudando outros temas como astronomia, meteorologia e química. Estava especialmente interessado na filosofia, em particular, em estudar as obras filosóficas de Descartes, Leibniz , Kant , Spinoza e Hegel. 


Depois de passar o verão de 1843 na Universidade de Bonn , abraçou a astronomia, em vez de matemática. Mais tarde, foi para a Universidade de Breslau em 1843-1844. A razão pela qual ele foi para Breslau foi certamente por causa do seu interesse pela matemática, porque ele queria voltar a estudar com o professor da velha escola Kummer que tinha sido nomeado para uma cadeira em Breslau em 1842.


Kronecker estudou em Berlim e obteve o grau de doutor em 1845 com uma tese sobre Teoria dos Números. As suas principais contribuições para a matemática foram no campo da álgebra e continuidade de funções.


Leopold Kronecker morreu em Berlim a 29 de dezembro de 1891 aos 68 anos.

Frase mais famosa deste matemático:

"Deus criou os inteiros; todo o resto é trabalho do homem."

Por Carlos Marinho
Publicado/editado: 06/12/2013