José Sebastião e Silva, um dos maiores matemáticos portugueses...

Nasceu a 12.12.1914

José Sebastião e Silva, um dos maiores matemáticos portugueses...

Nasceu a 12 de 12 de 1914

Clube de Matemática SPM




José Sebastião e Silva nasceu em Mértola a 12 de dezembro de 1914. Faria hoje 99 anos. Daqui a um ano, festeja-se o centenário de um dos maiores matemáticos da história em Portugal.  Professor universitário e investigador em Matemática, licenciou-se em Matemática na Universidade de Lisboa em 1937. Em 1940 e até 1942 continuou a fazer o que mais gostava, trabalhar em matemática, tornando-se investigador do Centro de Estudos Matemáticos de Lisboa. Em seguida, entre 1943 a 1946 foi bolseiro do Instituto para a Alta Cultura em Roma, onde privilegiou e estudou com Luigi Fantappié. No ano de 1948, fez o Doutoramento na Universidade de Lisboa, com uma dissertação intitulada As funções analíticas e a Análise funcional. Entre 1950 e 1960 foi professor no Instituto Superior de Agronomia. Em 1960 regressou à Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, onde ensinou até 1970. 


José Sebastião e Silva desempenhou um papel fundamental na actualização do ensino da Matemática em Portugal. No âmbito universitário deve-se-lhe, em particular, a renovação do ensino da Análise. No ensino secundário a sua intervenção foi profunda, envolvendo a concepção e orientação de experiências pedagógicas, a par, com a redacção de textos para docentes e alunos com a realização de cursos de formação para professores. A passagem à palavra escrita das aulas de disciplina de “História do Pensamento Matemático”, por si dadas pelo em 1969/70, faculta ao público em geral o acesso às aulas do mestre, a que muito poucos tiveram o privilégio de assistir. 


Da sua obra destacamos igualmente o livro "Matemática na Antiguidade", disponível através da Sociedade portuguesa de Matemática. Um livro notável baseado em notas das lições de história do Pensamento Matemático.




José Sebastião e Silva fez parte integrante da Academia das Ciências de Lisboa. Foi autor de importantes contribuições e estudos em Análise Numérica, Análise Funcional e Teoria das Distribuições, tendo publicado cerca de meia centena de trabalhos de investigação. 

Morreu na capital portuguesa a 25 de maio de 1972.

Fica aqui a homenagem do clube spm a um dos mais vultos da matemática em Portugal. Como curiosidade, a Sociedade Portuguesa de Matemática nascia também, neste dia 12 de dezembro, mas de 1940. Celebra hoje, 73 anos de existência.


Por Carlos Marinho

Publicado/editado: 12/12/2013