77.º Aniversário da SPM e lançamento do portal "Memória da SPM"

Para celebrar o seu 77.º aniversário, a Sociedade Portuguesa de Matemática realizará um Porto de Honra no dia 12 de dezembro, no Museu de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa (MUHNAC), Rua da Escola Politécnica 56, Lisboa.

O aniversário da SPM terá como pano de fundo o lançamento do portal "Memória da SPM". O Museu abrirá as portas às 10 horas aos sócios da SPM e a todos os que se queiram juntar a esta celebração (ver programa abaixo). Às 18.30 horas, os participantes serão convidados para um Porto de Honra no MUHNAC, como forma de assinalar os 77 anos da SPM.

A SPM convida todos os seus associados, parceiros e amigos para este evento, que assinala uma data histórica para a Sociedade e para a Matemática em Portugal.

A entrada é livre, sendo contudo sujeita a inscrição (até ao dia 7 de dezembro) que poderá ser feita por telefone (217 939 785) ou através de e-mail (spm@spm.pt).

PROGRAMA
Reserva visitável MUHNAC
10h-18h - Mostra "Os primeiros anos de atividade da Sociedade Portuguesa de Matemática (1940-48)"

MUHNAC (Sala Vandelli)
18h00 - Sessão de apresentação do site do projeto "Memória da SPM"
18h30 - Porto de Honra
19h15 - Conferência “De Platão à SPM: razões lógicas para um título ilógico”, por António Marques Fernandes

Resumo: A Sociedade Portuguesa da Matemática (SPM) foi fundada em Dezembro de 1940, com o propósito claro de impulsionar e modernizar a invertigação matemática em portugal. O interesse pelas «coisas novas» exista, claramente, como o comprova o facto de pelo menos quatro dos seus membros iniciais terem trabalhos em assuntos ligados à lógica matemática. (Aniceto Monteiro e Hugo Ribeiro, na área da lógica algébrica, Sebastião e Silva na teoria de modelos, e Pedro José da cunha na teoria de conjuntos.) Quatro matemáticos que, tendo em conta o panorama matemático português, constituem um número elevado de pessoas a produzir trabalhos numa área geralmente pouco populosa como o é a da lógica matemática.

Esta circunstância motiva a presente conferência, onde se procura descrever de forma breve o papel do nosso país no desenvolvimento da lógica matemática e da própria lógica (onde a primeira encontra as suas raízes), até 1950.



Publicado/editado: 24/11/2017