Khan Academy há um ano nas salas de aula com mais de 21 mil adeptos

Faz hoje um ano que a Fundação PT lançou a plataforma interativa Khan Academy em português europeu.

A plataforma interativa de educação, Khan Academy, disponível em Portugal através da Fundação PT, alcançou este ano mais de 21 mil utilizadores registados, 1,9 milhões de visualizações e teve uma utilização acima das 56 mil horas.

Na nova era digital cada vez faz mais sentido que a educação escolar seja acompanhada do apoio das novas tecnologias de comunicação que crescem com as novas gerações e que lhes são mais familiares do que somente os métodos tradicionais de ensino. A Khan Academy surge como resposta a este desafio estando parte dos seus conteúdos disponíveis em 19 línguas, entre as quais a Portuguesa Europeia e em 4 continentes, na Europa, Ásia, África e América.

Ao longo deste ano a Fundação PT acrescentou conteúdos de matemática em Português Europeu à plataforma Khan Academy, que neste momento conta com mais de 1 250 vídeos explicativos, cerca de 22 000 exercícios interativos, que incluem sugestões de melhoria a quem apresenta dificuldades de resolução e funcionalidades, ajustadas à sua utilização por professores, pais e alunos do ensino básico.

Acessível através do site www.fundacao.telecom.pt, esta plataforma apoiada pela Direção Geral da Educação, é gratuita e está disponível 24 horas por dia.Todos os conteúdos estão em Português Europeu e são validados pela Sociedade Portuguesa de Matemática.

Para além do acesso online, a Fundação PT assegurou 65 sessões de formação a professores com vista a uma utilização plena, em ambiente escolar, de todas as potencialidades desta plataforma interativa.

Esta formação tem como propósito dar a conhecer aos professores a forma de ali criar turmas, adaptar os exercícios a cada aluno de acordo com o seu nível de aprendizagem e ainda de acompanhar a evolução de cada um através da extração de relatórios individuais de progresso.

As escolas que disponham de condições para utilizar a plataforma online, podem inscrever-se no site da Fundação PT para agendar a formação dos respetivos professores.

Com esta iniciativa, a Fundação PT reforça o seu ecossistema de parcerias na área da educação, no âmbito das quais tem vindo a desempenhar um papel fundamental para a digitalização da comunidade educativa, contribuindo para introduzir nas salas de aulas e nos diferentes meios educativos, ferramentas, equipamentos e conteúdos incentivadores da digitalização.  



Publicado/editado: 05/02/2018