Miguel de Paula Nogueira Ramos (1963 – 2013)

Faleceu no passado dia 3 de Janeiro Miguel Ramos, Professor Catedrático no Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

É a muitos títulos uma enorme perda para a comunidade matemática portuguesa. Miguel Ramos desenvolvia a sua actividade de investigação em áreas de interface entre as Equações Diferenciais Parciais, Análise Funcional e Cálculo de Variações, mantendo sempre uma produção científica notável. É também autor de dois livros, Teoremas de enlace na Teoria de pontos críticos e Curso elementar de equações diferenciais ordinárias (DMFCUL). E envolvia-se com grande seriedade nos trabalhos da comunidade matemática, tendo até há pouco sido editor da Portugaliae Mathematica.

Para além de ser um matemático notável, Miguel Ramos era um professor extraordinário e será sempre lembrado pelas suas enormes generosidade e disponibilidade. Enquanto Presidente do Departamento de Matemática tinha sempre a porta aberta e ajudava todos os que por ela entravam, fosse professor ou aluno. Fazia um esforço especial por divulgar a Matemática nas escolas, onde frequentemente realizava palestras para jovens estudantes do Secundário.

O seu desaparecimento significa a perda de um ser humano excepcional. Com ele, é toda a comunidade matemática portuguesa que está de luto.


Publicado/editado: 03/01/2013