Com Peso e Medida por Fernando Silva


 


"Com Peso e Medida" é um espaço para ser desenvolvido não por um matemático, mas por um médico. Mas o que é que a matemática tem a ver com a medicina? Sabia que a terminologia "Série de Lesões" tem a ver com a matemática? Pelo menos é uma expressão muito usada nos domínios hospitalares. Nos Estados Unidos da América muitos profissionais da medicina têm tido a necessidade de tirar um segundo curso, nada mais nada menos que o curso de Matemática.


 Fernando Silva - Médico. Especialista em Ortopedia. Mestrado em Medicina Desportiva 


Artigo de Novembro


Título: Atletismo rendimento


Grandes atletas fazem um povo maior. O seu poder pessoal perante enormes obstáculos, como que se transmite…


As últimas décadas têm sido favoráveis à expressão das capacidades individuais e passamos a ver resultados não usuais na nossa história.


A história dos nossos bons atletas merecia mais relevo e muitas provas mereciam ser contadas em maior detalhe desde o ritmo inicial, as sucessivas mudanças de ritmo, a como se formaram grupos de atletas, quem se deixou ficar para manter um bom lugar, quem desistiu… como era formado o grande pelotão, que escalões compõem os 20 ou 30 primeiros…quem fez boa marca na distância…enfim tantas histórias que normalmente passam no anonimato e que poderiam enriquecer os comentários, as imagens e o interesse geral em seguir as provas de atletismo.


Os resultados das últimas décadas são um património que não deveria ser perdido.


Apesar de ser cada vez mais difícil preservar as coisas boas que temos, aqui fica uma homenagem á coragem dos que conseguem manter um nível elevado, manter equipas e clubes com formação, nem sempre com os melhores meios; também aqueles que mantêm a organização de muitas provas, mantendo vivo o nosso património atlético.


A “performance” apresenta-se sob dois factores principais: um mais matemático relacionado com o volume, qualidade do treino, estado de fadiga, características individuais, estratégia de ritmo na prova… e outro que “escapa ás equações “ relacionado com as capacidades mentais (estoicismo, concentração, motivação para a tarefa,…)


A combinação dos dois está normalmente a cargo desse grande “maestro”, o treinador.


A propósito relembro um comentário interessante de um oriental sobre os ocidentais: “aprendem em média até aos 15 anos, deixam de ter um mestre cedo demais na vida, pelo que tendem a repetir no resto da sua vida o que aprenderam nos primeiros 15 anos…”



Artigos meses anteriores:


Artigo "Com Peso e Medida" de outubro - dia 3


Artigo "Com Peso e Medida" de setembro - dia 3


Artigo "Com Peso e Medida" de julho - dia 3


Artigo "Com Peso e Medida" de junho - dia 3


Artigo "Com Peso e Medida" de maio - dia 3


Artigo "Com Peso e Medida" de abril - dia 3


Artigo "Com Peso e Medida" de março - dia 3


Artigo "Com Peso e Medida" de Fevereiro - dia 3


Artigo "Com Peso e Medida" de Janeiro - dia 3  

Publicado/editado: 03/11/2011