Faleceu Georgia Benkart (1947-2022)

.

É com grande pesar que damos nota do falecimento de Georgia Benkart, no dia 29 de abril. Georgia foi uma investigadora ímpar com contribuições muito significativas em Álgebras de Lie, Teoria de Representação, Combinatória e Álgebra não Comutativa. Colaborou várias vezes com a SPM, servindo recentemente como editora associada da Portugaliae Mathematica e como membro do júri do prémio António Aniceto Monteiro. Foi uma das pessoas que alavancou a organização do encontro conjunto AMS-EMS-SPM que ocorreu em 2015 e juntou mais de mil matemáticos na cidade do Porto. Para além de uma obra prolífera, orientou 22 alunos de doutoramento, incluindo o atual diretor do CMUP, Samuel Lopes, de quem obtivemos o seguinte testemunho:

“Subtil e modesta mas virtuosa nas inúmeras atividades a que se dedicou (por caminhos nem todos a-Lie-tórios); gentil, atenciosa e inclusiva, justa e com uma ética profissional ímpar; um sentido de humor inerte, profundo e sagaz, que desarma pela simplicidade; dedicada à beleza da matemática e a toda a sua comunidade; já mencionei generosa?

Neste exercício imaginário de palavras cruzadas são estas as que me acodem primeiro quando penso na Georgia. E não me ocorre melhor evidência de uma inteligência humana profunda e cabal. A Georgia foi para mim professora, mentora, mãe matemática, amiga e colaboradora. Não creio que neste mundo haja quem, tendo com ela cruzado caminho, ficasse insensível ao seu brilho. E que boa ventura eu tenho nesta tristeza!"

 

Publicado/editado: 05/05/2022