Faleceu o Professor Bento Murteira

.

Faleceu ontem, dia 18 de julho, o professor Bento José Ferreira Murteira, antigo aluno de Bento de Jesus Caraça e discípulo e assistente do professor Leite Pinto. Foi ainda doutorando de Maurice Kendall, um dos grandes estatísticos do século XX.

O seu corpo estará hoje a partir das 18h30 na Igreja de Santo António do Estoril, realizando-se de seguida uma missa pelas 19 horas. A missa de corpo presente terá lugar amanhã, sexta-feira, pelas 10 horas, seguindo-se o funeral.

Bento Murteira, professor catedrático jubilado do ISEG, foi um professor marcante para o progresso da economia, da econometria, da estatística e da matemática aplicada em Portugal.   Dirigiu o ensino da Estatística a partir de 1951 e regeu a nova cadeira de econometria a partir de 1953. Bento Murteira transformou radicalmente o estudo da Estatística, modernizou o ensino da econometria e elevou o nível e o rigor dos estudos quantitativos de economia do ISEG. Essa modernização acabou por contagiar todas as escolas de Economia e Gestão do país.

As suas “Probabilidades e Estatística”, folhas de acompanhamento das suas cadeiras, transformaram-se num manual de referência da estatística em Portugal. Ainda hoje são utilizadas, depois de atualizadas e ampliadas por três dos seus discípulos. Foram rebatizadas “Introdução à Estatística” e são o manual de referência utilizado em várias escolas.

A Investigação Operacional foi outra das áreas que Bento Murteira introduziu em Portugal. A ele se devem as primeiras lições de Programação Linear, Teoria dos Jogos e Teoria da Decisão.
 

Publicado/editado: 19/07/2018