João Araújo eleito Presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática

.

A nova direção da Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) foi eleita ontem à noite para o biénio 2020/2022, com João Araújo a assumir a presidência depois de exercer a vice-presidência no último mandato. Tendo Patrícia Gonçalves (Instituto Superior Técnico) e Jorge Milhazes de Freitas (Universidade do Porto) como vice-presidentes, a nova direção propõe-se dar mais visibilidade à matemática mostrando como pode contribuir para melhorar a vida das pessoas; pretende também mostrar os rostos da matemática portuguesa criando prémios para professores, investigadores e alunos, que estimulem o ensino e a excelência da matemática em Portugal.  João Araújo substitui Filipe Oliveira, que esteve à frente da sociedade entre 2018 e 2020. A tomada de posse terá lugar no mês de setembro.

Nas prioridades de ação, a nova direção aposta na consolidação dos grandes progressos no ensino básico e secundário conseguidos nos últimos 15 anos, procurando ser um parceiro ativo na melhoria do ensino da matemática.

De acordo com o novo presidente, pretende-se “também criar prémios para professores, investigadores e alunos, que estimulem o ensino e a excelência da matemática em Portugal”. 

João Araújo é professor catedrático do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova.  Estudou na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e doutorou-se em York, Inglaterra, tendo a sua tese recebido o KM Stott Memorial Prize que distingue a melhor tese do ano. 

Patrícia Gonçalves é professora catedrática do Instituto Superior Técnico. Estudou na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e fez doutoramento no IMPA, Rio de Janeiro. Foi investigadora na Universidade do Minho e professora na PUC do Rio de Janeiro. Recebeu o Prémio Professor Abílio Aires, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, prémio de estímulo à investigação da Fundação Calouste Gulbenkian e é a única matemática portuguesa a receber uma ERC- starting grant.

Jorge Milhazes de Freitas é professor associado com agregação da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. É diretor do Centro de Matemática da Universidade do Porto e foi vice-presidente do Centro Internacional de Matemática (CIM).  Ganhou a 3.ª Edição do Prémio José Anastácio da Cunha, que distinguiu a melhor tese de doutoramento em matemática em Portugal no período 2001 a 2006. 

A nova direção é composta ainda por Alexandra Moura (ISEG – Universidade de Lisboa), Ana Jacinta Soares (Universidade do Minho), Gabriela Gomes (Liverpool School of Tropical Medicine), Isabel Hormigo (Escola Secundária D. Filipa de Lencastre), Mário Bessa (Universidade da Beira Interior), Joana Teles (Universidade de Coimbra), Luís Malheiro (Escola Secundária da Ramada) e Pedro Antunes (Universidade Aberta).

 

Publicado/editado: 14/07/2020