Matemático André Neves conquista bolsa da Simons Foundation

.

O professor de matemática, André Neves, acaba de conquistar o título de investigador Simons, no valor anual de 100.000 dólares por um período de 5 anos.

Professor na Universidade de Chicago, André Neves é um geómetra que se especializou no estudo de superfícies mínimas, ou seja, estuda a relação entre propriedades do espaço ambiente, curvatura, e superfícies no espaço ambiente que estejam em posições de equilíbrio. Elas aparecem naturalmente em vários campos, da relatividade geral às ciências materiais. O seu trabalho inclui uma prova da conjetura de Willmore, ou o limite inferior de quão longe a área de superfície de um toro pode se desviar de uma esfera, e uma prova de abundância de superfícies mínimas em espaços ambientais gerais. A área é interdisciplinar e mistura análise, geometria e topologia. André Neves planeia usar a bolsa para investigar outros usos de superfícies mínimas em geometria.

 André Neves licenciou-se no Instituto Superior Técnico, em 1999, e fez o doutoramento na Universidade de Stanford. Já conquistou diversos prémios, tendo sido o primeiro matemático português a conquistar uma Starting Grant do Conselho Europeu de Investigação.

 

Veja a entrevista que o matemático deu ao Clube de Matemática da SPM aqui.

 

Publicado/editado: 05/07/2018