Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática no Algarve quase a chegar ao fim

.

As provas da 33.ª edição das Olimpíadas de Ibero-Americanas de Matemática (OIAM) já terminaram, agora resta aguardar pelos resultados. As OIAM estão a decorrer desde 21 de setembro em Monte Gordo e La Rábida, e amanhã, 27 de setembro, mais de uma centena de jovens estudantes dos 24 países concorrentes irão fazer um passeio à Ilha da Culatra a partir das 11h00. Os resultados só serão conhecidos sexta-feira. A competição é pela primeira vez uma organização conjunta da Sociedade Portuguesa de Matemática e da Real Sociedad Matemática Española.

A cerimónia de encerramento decorrerá no dia 28 de setembro no Foro Iberoamericano de La Rábida, onde além das medalhas, será também entregue a Taça Porto Rico, atribuída à equipa que registar o maior progresso ao longo das últimas três edições.

A equipa portuguesa é composta por Ana Sofia Silva Guerreiro (Loulé, 12.º ano), Kevin Luiz Ponte Pucci (Chaves, 11.º ano), Pedro Moreira Fernandes (Pombal, 12.º ano) e Rodrigo Tuna de Andrade (Matosinhos, 11.º ano).

Portugal já foi anfitrião das Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática em 2007, em Coimbra. Foi neste ano que João Guerreiro conquistou a primeira medalha de ouro portuguesa na competição. Portugal participou pela primeira vez nas OIAM em 1990 e, desde então, já conquistou sete medalhas de ouro, 17 medalhas de prata e 37 de bronze.

A participação de Portugal nas OIAM é organizada pela Sociedade Portuguesa de Matemática e a preparação dos alunos é assegurada pelo Projeto Delfos, do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra. O Ministério da Educação, a Ciência Viva, o Novo Banco, a Fundação Calouste Gulbenkian e a Pathena apoiam a realização das Olimpíadas.

 Os alunos que queiram vir a ocupar um lugar nas equipas que representam Portugal nas competições internacionais deverão começar por participar nas XXXVII Olimpíadas Portuguesas de Matemática (OPM). As inscrições estarão abertas a partir da próxima semana em http://www.olimpiadas.spm.pt.


Local: Monte Gordo e La Rábida


Datas importantes:


21 de setembro - Chegada das delegações

24 de setembro - Cerimónia de abertura em Vila Real de Santo António (Portugal)

25 e 26 de setembro - Realização das provas

27 de setembro - Passeio à Ilha da Culatra

28 de setembro - Cerimónia de encerramento no Foro Iberoamericano de La Rábida (Espanha)

29 de setembro – Partida das delegações


Países Participantes: Angola, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Moçambique, Panamá, Paraguai, Perú, Portugal, Porto Rico, República Dominicana, São Tomé e Príncipe, Uruguai e Venezuela.

 

Para mais informações, contactar:

Gabinete de Imprensa da SPM: Ana Figueiredo, 933 478 494, imprensa@spm.pt
Coordenador Geral das Olimpíadas: Prof. Luís Merca Fernandes, 914 591 305, luism@ipt.pt
Responsável da Direção da SPM: Prof. Joana Teles, Responsável da Direção da SPM: Prof. Joana Teles, 919339262, jteles@mat.uc.pt

Publicado/editado: 27/09/2018