Os Desafios de 2021!

.
 
 
 
 
Um ano cheio de desafios
 
                Agora que 2021 está a chegar ao fim, é altura de balanços.
       Foram muitos os desafios e os dilemas que enfrentámos, mas é com                orgulho que vemos o que conseguimos e tudo o que alcançámos!


Começámos o ano com a Bolsa de Professores Voluntários, mobilizando a sociedade para ajudar quem não tinha aulas havia mais de um ano. Num movimento comovente e edificante, mais de 200 professores do ensino básico ao ensino superior, em Portugal e no estrangeiro, voluntariaram-se para ajudar e assim excelentes alunos tiveram aulas excelentes.

Centro de Formação criou cursos para adaptação dos professores ao ensino online, quando mais ninguém o fazia. A nossa oferta foi pertinente, útil, e tivemos 1737 participantes nas nossas ações!

De março a julho de 2021, aos sábados à tarde, promovemos Webinars que reuniram especialistas de várias áreas e chamaram a atenção para onde a Matemática está bem presente: no ensino, na música, na arte, nos descobrimentos, na comunicação, etc.…tivemos 802 participantes a acompanharem-nos!

Para colmatar a falta de exames nacionais, a Sociedade Portuguesa de Matemática lançou em 2021 os SPM TESTES com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), proporcionando às escolas um acompanhamento do impacto da pandemia, identificando os seus pontos mais frágeis ou fortes que permitiu intervenções focadas e uma consciencialização dos alunos para a importância do trabalho metódico, diário, organizado e com propósito. Foi um sucesso, aderiram mais de 100 escolas e agrupamentos, abrangendo mais de 30.000 alunos!

Colaborámos com a FCG no programa Parcerias para o desenvolvimento nos PALOP. O nosso trabalho não parou nos Campos de Matemática São Tomé, quando não foi possível dar acompanhamento de forma presencial, foi concretizado através de aulas remotas. Foram realizadas mais de 48 horas em sessões online.

Em julho, realizámos pela primeira vez o Encontro Nacional SPM num formato online, o que nos que permitiu ter convidados do mundo inteiro – num programa com 18 dos mais premiados matemáticos da atualidade, quatro deles Medalhas Field – E alcançámos a maior participação de sempre, com mais de 800 inscritos!

As Olimpíadas não deixaram de ser realizadas, envolvendo dezenas de milhares de alunos. Ainda que algumas provas tenham decorrido online, participámos em todas (nacionais e internacionais) e conquistámos mais uma medalha de prata e duas medalhas de bronze nas IMO2021; duas medalhas de prata e duas de bronze nas Olimpíadas Ibero-Americanas e uma medalha de prata e quatro de bronze nas OMOP – conseguimos 12 medalhas!

Lançámos os Círculos Matemáticos em parceria com a FCG. Começámos com um projeto-piloto –15 escolas de distintas características. Pretendemos desafiar mais alunos, sobretudo os com grande apetência para a Matemática, talvez os olímpicos de amanhã, a serem guiados numa espécie de ginásio de alto rendimento. Queríamos começar com 200 alunos, mas foram 885 alunos que desejaram envolver-se!

Batemo-nos pela defesa de um ensino de qualidade, combatendo as Aprendizagens Essenciais, que tanto irão prejudicar o futuro dos mais jovens pois não só divergem completamente das melhores práticas no ensino, como revelam o total desconhecimento do que é a matemática ou ensinar matemática.

A nossa voz foi reforçada, fez eco na comunicação social: oito horas de televisão, sete horas de rádio, 21 páginas de jornais, cinco primeiras páginas e várias chamadas de primeira página.


           Foi um recorde em números num só ano! Sem o apoio, o interesse e o         compromisso de muitos não seria possível tanto e tanto do que foi feito...


Em 2022, continuaremos a nossa longa história de trabalho – já com 81 anos – a lutar pelo melhor para a Matemática.
 

Pela Matemática!
A Direção da SPM 
 
Publicado/editado: 31/12/2021