Parecer sobre os documentos Aprendizagens Essenciais do Ensino Secundário

.

Após análise das Aprendizagens Essenciais de Matemática A (AE) no âmbito da consulta pública em curso, a Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) não pode deixar de assinalar as falhas graves de que estes documentos enfermam. Trata-se de falhas de natureza científica, pedagógica e mesmo legal, adiante elencadas e especificadas, que a SPM considera incompatíveis com a adoção destes documentos para aplicação nas escolas.

Com efeito, as AE, ao negligenciarem, no ensino da Matemática, uma das características essenciais desta ciência – o rigor na estruturação dos objetivos - a serem utilizadas, interfeririam negativamente na aquisição de conhecimentos e capacidades, no desenvolvimento progressivo de conceitos matemáticos fundamentais e na formação de um espírito rigoroso e científico por parte dos alunos. Para além de serem propostas pelo ME no quadro de um processo que não salvaguardou uma adequada fundamentação científica e pedagógica (em particular com a exclusão liminar da SPM), o documento é construído pelos autores a partir de pressupostos de enquadramento legal duvidoso.

Veja o Parecer completo aqui.

Publicado/editado: 27/07/2018