Portugal conquista duas medalhas de ouro e duas de bronze nas Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática

.

Foi na noite de ontem que Portugal alcançou um resultado histórico nas Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática (OIAM): duas medalhas de ouro e duas de bronze. Já passava das21h quando Pedro Dias, Rui Zhu Wang, Leonardo Tavares e Pedro Costa conquistaram o melhor resultado de Portugal de sempre na competição, que decorreu entre 13 e 22 de novembro online.

Este ano as OIAM foram organizadas pelo Peru e participaram representações de 23 países e territórios, num total de 84 estudantes. Tal como já havia acontecido com as Olimpíadas Internacionais de Matemática, também estas Olimpíadas decorreram exclusivamente online. Os alunos realizaram as provas nas suas casas, através de uma sessão Zoom gerida pela organização peruana das Olimpíadas e foram sempre vigiados pelo tutor.

Pedro Dias e Rui Zhu Wang, alunos que ingressaram agora no ensino superior, arrecadaram as duas medalhas de ouro. Leonardo Tavares (11.º ano, Escola Básica e Sec. D. Filipa de Lencastre, Lisboa) e Pedro Costa (12.º, Escola Sec. de Ponte de Lima) conquistaram as medalhas de bronze. Portugal somou um total de 136 pontos, ficando em 6º lugar a apenas um ponto da Espanha.


Além dos alunos, fazem ainda parte da equipa Joana Teles, capitã de equipa, Alfredo Costa, tutor da equipa, e António Salgueiro, observador A, que colaborou na correção e classificação das provas. Todos são professores do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

Portugal participou pela primeira vez na Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática em 1994 e, desde então, já conquistou oito medalhas de ouro, 22 de prata e 37 medalhas de bronze.

A participação de Portugal nas OIAM é organizada pela Sociedade Portuguesa de Matemática e a preparação dos alunos é assegurada pelo Projeto Delfos, do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra. O Ministério da Educação, a Ciência Viva, o Novo Banco e a
Fundação Calouste Gulbenkian apoiam a realização das Olimpíadas.

Alunos participantes:

 POR 1

 Leonardo Tavares

 Medalha de bronze

 Escola Básica e Sec. D. Filipa de
 Lencastre, Lisboa
 11.º
 POR 2  Pedro Bezerra Roque da Costa
 Medalha de bronze
 Escola Sec. de Ponte de Lima   12.º
 POR 3 
 
 Pedro Costa Dias
 Medalha de ouro
 Aluno a frequentar já o Ensino Superior   1.º

POR 4

 Rui Zhu Wang
 Medalha de ouro
 Aluno a frequentar já o Ensino Superior   1.º

 

Para mais informações, contactar:
Gabinete de Imprensa da SPM: Ana Figueiredo, 933478494 imprensa@spm.pt
Coordenador Geral das Olimpíadas: Prof. Luís Merca Fernandes, 914 591 305, luism@ipt.pt
Responsável da Direção da SPM: Prof. Joana Teles, 919339262, jteles@mat.uc.pt
 

Endereços úteis:
OPM: http://www.olimpiadas.spm.pt/

 

Publicado/editado: 23/11/2020