Portugal conquista uma medalha de prata e três de bronze nas Olimpíadas Internacionais de Matemática

.

Portugal conseguiu o seu melhor resultado dos últimos seis anos de participação nas Olimpíadas Internacionais de Matemática (IMO), que este ano decorreram exclusivamente online. Uma medalha de prata, três de bronze e duas menções honrosas são o saldo da equipa portuguesa na competição.

A 61.ª edição das Olimpíadas Internacionais de Matemática, que teve início no passado dia 20 de setembro, tem a cerimónia de encerramento via Zoom marcada para amanhã, 28 de setembro, às 11h00, hora de Lisboa.

Pedro Costa Dias arrecadou a medalha de prata, ficando apenas a dois pontos da medalha de ouro, terminando de forma notável a sua última participação nas IMO. Já as medalhas de bronze foram conquistadas por Rui Zhu Wang, aluno que terminou o 12.º ano, Leonardo Tavares e Tiago Marques, ambos alunos que terminaram o 10.º ano.   Tiago Mourão e Nuno Carneiro alcançaram uma menção honrosa cada um, atribuída a quem tiver uma resposta totalmente certa. De realçar que Leonardo Tavares conseguiu bater o recorde de melhor pontuação na primeira participação, até aqui detido por Miguel Moreira nas IMO de 2012.

A 61.ª edição das Olimpíadas Internacionais de Matemática (IMO) estava prevista para julho deste ano em São Petersburgo, na Rússia, mas foi adiada para setembro devido à Covid-19. Havia a esperança de que a pandemia abrandasse, mas como isso não aconteceu foi preciso encontrar uma alternativa. Assim, as IMO decorreram num formato virtual totalmente inovador, concebido ao longo dos últimos meses, com todos os protocolos de segurança em vigor na internet.

Portugal participou pela primeira vez nas IMO em 1989 e, desde então, já conquistou três medalhas de ouro (em 2011, 2012 e 2013), seis de prata, 35 de bronze e 35 menções honrosas.

A participação de Portugal nestas competições é organizada pela Sociedade Portuguesa de Matemática, e a seleção e preparação dos alunos está a cargo do Projeto Delfos, do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra. O Ministério da Educação, a Ciência Viva, o Novo Banco e a Fundação Calouste Gulbenkian apoiam a realização das Olimpíadas.

Endereços úteis:

Cerimónia de encerramento: https://www.youtube.com/channel/UCYxJDBiB5_etj-B_HVqkOaQ
Página oficial IMO 2020: https://imo2020.ru/
OPM: http://www.olimpiadas.spm.pt/

 

Para mais informações, contactar:
Gabinete de Imprensa da SPM: Ana Figueiredo, 933478494 imprensa@spm.pt
Coordenador Geral das Olimpíadas: Prof. Luís Merca Fernandes, 914 591 305, luism@ipt.pt
Responsável da Direção da SPM: Prof. Joana Teles, 919339262, jteles@mat.uc.pt

Publicado/editado: 27/09/2020