Portugal distinguido no Concurso para Jovens Cientistas da União Europeia

.

Quatro alunos portugueses foram galardoados na 30.ª edição do Concurso para Jovens Cientistas da União Europeia 2018 (EUCYS), que decorreu de 14 a 19 de Setembro em Dublin.

Francisco Araújo, 17 anos, alcançou o segundo lugar da prova geral e o prémio de Honra com um projeto no domínio da Matemática. Receberá um prémio de 5 mil euros e uma entrada para assistir à cerimónia dos Prémios Nobel 2018.

Um grupo formado por João Maria Pinto Leite, Mário Ribeiro e Catarina Brandão, todos de 18 anos, conquistaram o Prémio CarGill com um projeto no domínio do Ambiente.

Participaram no certame 135 estudantes, com idades entre os 14 e 20 anos, provenientes de 38 países. Ao todo foram apresentados 88 projetos em diversas áreas científicas e atribuídos 57 mil euros em prémios monetários e outros prémios, tais como, visitas de estudo aos melhores centros científicos por todo o mundo para contactarem com cientistas de renome.

O concurso para Jovens Cientistas da União Europeia foi lançado em 1989 pela Comissão Europeia para encorajar a cooperação e permitir aos concorrentes o contacto com investigadores.

 

 

Publicado/editado: 28/09/2018