Portugal ganha Medalha de Prata na primeira edição da Cyberspace Mathematical Competition

.

Portugal conquistou uma medalha de prata e cinco menções honrosas na primeira edição da Cyberspace Mathematical Competition (CMC) que decorreu, exclusivamente online, nos dias 13 e 14 de julho. A nova competição, que surgiu da parceria entre a American Mathematics Competitions (AMC) e a Art of Problem Solving (AoPS), contou com 555 participantes de 75 países.

O CMC é um concurso internacional de alto nível para estudantes do ensino secundário, com equipas de até 8 pessoas de cada país participante. O concurso consiste na resolução de quatro problemas por dia. Em cada dia os estudantes dispõem de 5 horas para resolver a prova.

Tiago Marques, aluno do 10.º ano no Colégio Internato Claret, em Vila Nova de Gaia, conseguiu a medalha de prata e ficou apenas a um ponto da medalha de ouro.

Da equipa portuguesa fazem ainda parte Eduardo Guerreiro (10.º ano, Escola Secundária João de Deus, Faro) Leonardo Tavares (10.º Escola Secundária com 3.º Ciclo do Ensino Básico de D. Filipa de Lencastre, Lisboa), Marta Gonçalves (11.º ano,  Escola Secundária Martins Sarmento, Guimarães),  Pedro Antunes (11.º ano, Colégio Bartolomeu Dias, Santa Iria de Azóia) e Tiago Mourão (10.º ano, Escola Secundária Santa Maria da Feira). Cada um destes estudantes conquistou uma menção honrosa, por conseguirem ter um dos problemas inteiramente certo.

A cerimónia de encerramento do CMC teve lugar a 21 de julho e poderá ser vista em https://www.youtube.com/watch?time_continue=1341&v=OjnqmcfdU-M&feature=emb_title.

A missão do CMC é proporcionar uma oportunidade divertida para os melhores jovens estudantes de matemática do mundo se envolverem com problemas desafiantes e conhecerem – pelo menos, virtualmente – colegas de outros países. O AoPS concebeu uma plataforma específica para o concurso, bem como fóruns de socialização e outras atividades matemáticas.

Veja todas as informações em https://artofproblemsolving.com/contests/cmc.

Publicado/editado: 23/07/2020