Portugal passou ao Grupo III da IMU

.
Portugal acaba de passar ao Grupo III da União Matemática Internacional (IMU). Está agora no mesmo grupo da Argentina, da Bélgica, da​ Finlândia, da Hungria, do México, da​ Noruega e da República Checa. A Comissão Nacional de Matemática (CNM) é a representante portuguesa na União Matemática Internacional e está sedeada na Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). A IMU é constituída por 86 países que se dividem em cinco grupos, sendo o Grupo V o nível de elite.
 
Em Portugal existem 14 centros de investigação em matemática que, em conjunto com a Sociedade Portuguesa de Matemática e a Sociedade Portuguesa de Estatística, formam os associados da CNM. Em 2013, essas 14 unidades de pesquisa reuniam 667 investigadores, sendo 44% do sexo feminino.
 
O trabalho que Portugal tem desenvolvido, os projetos, as pesquisas, as compettições, bem como o reconhecimento dos investigadores portugueses através de todos os prémios e as bolsas conquistados, permitiram a passagem de Portugal para o Grupo III.
 
 
Publicado/editado: 31/07/2018