Pré-Inscrições abertas para Prémio Pedro Matos 2019

.

As pré-inscrições para a 11.ª edição do Prémio Pedro Matos, destinado a estudantes do Ensino Secundário, estão abertas até 15 de abril de 2019.

O Prémio Pedro Matos é um concurso nacional de matemática promovido pelo Instituto Politécnico de Leiria, destinado a estudantes do 3.º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, nas categorias Prémio Pedro Matos Júnior 2019 e Prémio Pedro Matos 2019, respetivamente. Tem como objetivo fomentar a criatividade e o interesse pela matemática e suas aplicações, bem como despontar novos jovens talentos.

Ao Prémio Pedro Matos podem candidatar-se estudantes do Ensino Básico e do Ensino Secundário, individualmente ou em grupo (com o máximo de 3 estudantes). Do grupo pode ainda fazer parte um professor do Ensino Básico ou Secundário, ao qual caberá o papel de orientador.

Nesta edição do Prémio Pedro Matos, o tema é “Matemática e Inteligência Artificial”. Pretende-se desafiar alunos e professores a refletirem sobre os contributos da Matemática nas várias aplicações da Inteligência Artificial. Em particular, pretende-se abordar os contributos ou desafios Matemáticos que suportem as tarefas da Inteligência Artificial, por exemplo na área dos algoritmos e heurísticas, robótica e automação, lógica e sistemas de apoio à decisão, jogos digitais e visão computacional, otimização e condução autónoma de veículos, ética, educação e ensino de Matemática.

A entrega dos prémios decorrerá no dia 12 de julho, durante o evento Mat-Oeste 2019.

 

Para mais informações:

http://premiopedromatos.ipleiria.pt/

 

Publicado/editado: 12/04/2019