Tiago Marques conquista sete medalhas de ouro consecutivas nas Olimpíadas

.

Hoje fez-se história nas Olimpíadas Portuguesas de Matemática (OPM), Tiago Marques conquistou nesta edição a sua sétima medalha de ouro. Tiago é assim o primeiro aluno a conseguir uma medalha de ouro em todos os anos de participação possíveis na competição (do 6.º ao 12.º ano). Tiago, aluno do 12.º ano no Colégio Internato Claret, em Pedroso, termina assim a sua passagem pelas Olimpíadas, deixando um registo notável e difícil de igualar.


De parabéns estão igualmente Tiago Mourão, da Escola Secundária de Santa Maria da Feira, 12.º ano, e Eduardo Guerreiro, da Escola Secundária João de Deus, em Faro, 12.º ano, que arrecadaram as outras duas medalhas de ouro da categoria B (10º, 11º e 12º anos). E que participaram nas OPM nos últimos seis anos.

 

Mais uma vez irmãos competem lado a lado, desta vez Rafael Inácio (11.º ano) e Afonso Inácio (7.º ano), ambos alunos na Escola Secundária Dr. Mário Sacramento, em Aveiro, regressam a casa com uma medalha de bronze cada um.

O Agrupamento de Escolas Raul Proença, em Caldas da Rainha, foi o anfitrião da Final das 40. as  Olimpíadas Portuguesas de Matemática. A cerimónia de encerramento da competição decorreu este domingo, 10 de abril, no Centro Cultural e de Congressos de Caldas da Rainha.

O evento contou com a presença de Conceição Henriques, vereadora da Câmara Municipal de Caldas da Rainha, de Hélder Pais, da Direção Geral de Educação, de Ana Noronha, da Ciência Viva, de Jorge Milhazes de Freitas, vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática, de João Silva, diretor do Agrupamento de Escolas Raul Proença, da equipa de correção de provas e das várias dezenas de alunos participantes. Para entregar as medalhas ainda se juntou Osvaldo Mendes, do Novo Banco, um dos mais antigos apoiantes das OPM.

As Olimpíadas Portuguesas de Matemática dividem-se em três categorias: categoria Júnior (6.ºe 7.º  anos), categoria A (8.º e 9.º anos) e categoria B (10.º, 11.º e 12.º anos). Cada categoria, que conta com um total de 30 alunos, atribui três medalhas de ouro, três de prata e seis de
bronze.

Os vencedores das categorias A e B poderão ainda vir a integrar as delegações querepresentarão Portugal nas competições internacionais depois de frequentarem estágios no projeto Delfos, no Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra. As Olimpíadas Internacionais de Matemática terão lugar na Noruega, em julho, as Olimpíadas da CPLP em Moçambique, em setembro, e as Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática realizar-se-ão na Colômbia em data a anunciar.

As Olimpíadas Portuguesas de Matemática são organizadas pela Sociedade Portuguesa de Matemática em parceria com o Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra, e contam com o apoio do Ministério da Educação, da Ciência Viva, da Fundação Calouste Gulbenkian, do Novo Banco, da Texas Instruments e da Happy Code. 

Páginas úteis:
OPM: http://olimpiadas.spm.pt/


Calendário das Olimpíadas 2021/2022:
julho de 2022: Olimpíadas Internacionais de Matemática - Noruega
setembro de 2022: Olimpíadas de Matemática da CPLP- Moçambique
data a anunciar: Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática – Colômbia

Para mais informações, contactar:
Gabinete de Comunicação da SPM: Ana Figueiredo 933 478 494, imprensa@spm.pt
Coordenador Geral das Olimpíadas: Prof. Luís Merca Fernandes, 914 591 305, luism@ipt.pt
Responsável da Direção da SPM: Prof. Joana Teles, 919339262, jteles@mat.uc.pt

Conheça a lista dos vencedores

Publicado/editado: 10/04/2022