Torres Vedras recebeu a Final do 14.º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos

.

A final do 14.º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos (CNJM14) decorreu hoje, 16 de março, no Externato de Penafirme, em Torres Vedras. Quase 2 mil alunos de 435 escolas disputaram o torneio que é dividido em quatro categorias: 1º ,2º e º3 ciclos do ensino básico e ensino secundário. Os jogos desta edição foram: Semáforo, Gatos & Cães, Rastros, Produto, Avanço e Flume. Os participantes desta final do CNJM14 foram selecionados em torneios locais, realizados nas escolas, que envolveram dezenas de milhares de alunos a nível nacional. 

Além dos jogos, ao longo do dia, decorreram diversas atividades paralelas organizadas pela escola anfitriã. Perto da hora de almoço teve lugar a apresentação do livro Contas de Cabeça – 50 Desafios Matemáticos de Futebol, da autoria de Hélder Pinto e Cristina Silva. Um livro que resulta de uma parceria entre a Sociedade Portuguesa de Matemática e a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e que foi lançado esta quarta-feira, 14 de março.

A autora, Cristina Silva, esteve a responder às perguntas da plateia e a dar autógrafos. A obra pretende captar a atenção dos jovens estudantes para a matemática através de um tema universal e que suscita paixões em todo o mundo: o futebol.

Os vencedores foram conhecidos ao final da tarde, com a cerimónia de entrega de prémios a decorrer a partir das 17h00.

O Campeonato é organizado pela Associação LUDUS, pela Sociedade Portuguesa de Matemática, pela Associação de Professores de Matemática, e apoiado pelo programa Ciência Viva. Localmente a organização esteve a cargo do Externato de Penafirme e da Câmara Municipal de Torres Vedras.

Assista aos vídeos do dia e conheça os vencedores em:

https://www.facebook.com/pg/Cnjm14-807751879427781/posts/?ref=page_internal

https://cnjm14.wixsite.com/extp

 

Publicado/editado: 16/03/2018